Governo de RO conquista Selo Ouro pelo avanço na alfabetização no estado

Rondônia

09.12.2024

Rondônia recebeu o Selo Ouro, do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, pelos avanços na política estadual de alfabetização no estado. Apenas 14 estados foram reconhecidos com o Selo, de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no dia 4 de dezembro. A premiação reconhece o trabalho desenvolvido pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na alfabetização de crianças, celebrando a evolução alcançada ao longo do ano.

Em Rondônia, destaca-se o Programa de Alfabetização de Rondônia (Proalfa), instituído há 10 meses, que abrange formação, governança e boas práticas. O estado supera metas com mais de 2.400 professores capacitados; avaliações por meio do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), criado em 2022; e o estabelecimento do Prêmio Excelência com Equidade, apoiando técnico e financeiramente 100 escolas da rede estadual e municipal.

Entre os critérios avaliados, Rondônia se destaca pelo alinhamento ao Compromisso Nacional, contemplando todos os eixos da política, como:

Formação de educadores;
Monitoramento por indicadores; e
Reconhecimento de boas práticas.
O investimento em formação e materiais pedagógicos, junto ao prêmio Excelência com Equidade, beneficia escolas estaduais e municipais, consolidando o avanço da alfabetização.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reconhecimento demonstra o esforço coletivo em fortalecer a educação de base. “Rondônia prova que, com parcerias e gestão eficiente, é possível transformar a vida de milhares de crianças”, ressaltou.

Segundo a secretária adjunta da Seduc, Débora Rapôso, o reconhecimento nacional demonstra o comprometimento do governo de Rondônia com a Educação, que desde 2019, investiu quase 900 milhões de reais nos municípios. “Muitos foram os desafios superados esse ano e para 2025, serão implementadas mais ações que beneficiarão todos os alunos de Rondônia, matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental e sempre contando com as parcerias como é o caso do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)”, destacou.

A secretária da Seduc, Ana Pacini, enfatiza o impacto do reconhecimento. “O Selo Ouro valida o comprometimento do governo estadual com a educação infantil e reforça o trabalho de uma política inclusiva, que já beneficia mais de 53 mil alunos e projeta melhorias para o próximo ano.”

Os próximos passos serão a ampliação da rede de formadores, além de aquisições de materiais de apoio e aperfeiçoamento da governança do Proalfa, chegando assim, ao amadurecimento da política estadual de alfabetização.