Governo de Rondônia adquire unidades do dispositivo de inteligência artificial para estudantes com deficiência visual em 2025

Rondônia

21.01.2025

A segunda remessa de uma das melhores tecnologias inclusivas do mundo, o OrCam MyEye, dispositivo que se prende aos óculos e faz leitura de textos, objetos e pessoas, foi adquirida pelo governo de Rondônia para atender os estudantes no Ano Letivo de 2025. As novas unidades da tecnologia israelense chegaram ao estado na quinta-feira (17) e passaram por vistoria na sexta-feira (16), por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Para o vice-governador, Sérgio Gonçalves, a nova aquisição é consequência dos bons resultados que a tecnologia presente no estado proporcionou aos estudantes com deficiência visual e faz parte do compromisso do governo de Rondônia em oferecer melhores condições à educação inclusiva avançar, beneficiando os estudantes.

”O governo de Rondônia acredita na educação como uma ferramenta essencial para transformar vidas, e os investimentos em tecnologia inclusiva reforçam o objetivo de alcançar a todos os estudantes, com as melhores condições de aprendizado, a fim de se prepararem para as novas oportunidades no futuro’’, ressaltou Sérgio Gonçalves.

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, explica que, as novas unidades somam-se às outras 52 já adquiridas de forma inovadora pelo estado, em 2023. ”Com essa nova aquisição, podemos atender de forma plena, não só os já matriculados, mas os novos alunos de baixa visão e deficientes visuais das escolas estaduais. Além disso, o governo foi adiante e irá destinar unidades para servidores nestas mesmas condições e aos estudantes de escolas municipais.’’

ANO LETIVO 2025

Segundo o gerente de Educação Especial (GEES) da (Seduc), Francisco Lopes, serão adquiridas 37 unidades do dispositivo tecnológico, sendo que 20 unidades já estão no estado e as demais chegarão posteriormente. Cada unidade custa mais de R$ 17,3 mil.

”Essa aquisição representa um investimento muito alto em prol da Educação Especial. Trata-se de uma tecnologia israelense, com inteligência artificial, que teve uma alta aceitação dos estudantes, por isso o estado investiu em mais aquisições do equipamento. Esse dispositivo representa mais autonomia e melhor desempenho escolar’’, evidenciou Francisco Lopes.

O técnico em Educação, Pasalon Alves, destacou o impacto positivo no desempenho escolar dos estudantes contemplados com as primeiras unidades do dispositivo inclusivo. “A tecnologia cumpriu o seu objetivo de favorecer a acessibilidade, atender aos alunos com deficiência visual ou baixa visão, matriculados nas escolas da Rede Estadual de Ensino, pois obtivemos uma evolução considerável destes alunos, na leitura e, inclusive, nas relações sociais’’, avaliou.

Na primeira aquisição, os equipamentos OrCam MyEye, além de atender os estudantes matriculados nas escolas estaduais, foram destinados aos Centros de Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual-CAP, em Porto Velho e em Ji-Paraná, e aos usuários da Biblioteca Municipal, na Capital.

BENEFÍCIOS

O OrCam MyEye é um dispositivo de tecnologia assistiva vestível, discreto e ativado por voz, que se prende à armação de óculos e tem como objetivo auxiliar pessoas com deficiência visual a terem mais independência em diversas atividades diárias.

O equipamento oferece uma série de benefícios importantes, como leitura instantânea de textos de livros impressos, jornais, rótulos de produtos e qualquer outra superfície impressa, telas de computadores, tablets e smartphones, além da identificação de pessoas e objetos, permitindo ao aluno ter acesso a outros materiais de estudo e a outras informações.