Pernambuco
14.03.2025As escolas públicas estaduais de Pernambuco receberam, pelo segundo ano consecutivo, uma iniciativa que une educação e meio ambiente: o Plantar Juntos Educação. Foram plantadas mais de mil mudas de espécies nativas, em uma atividade que vai envolver toda a rede estadual de ensino, que conta com 1064 escolas e 500 mil alunos. O evento inaugural foi realizado, na manhã desta quinta (13), na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Francisco de Paula Correia de Araújo, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.
O plantio e a gestão das mudas foram feitos pelos alunos e professores, mas o Plantar Juntos Educação tem o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis e funcionários das escolas estaduais, a fim de reforçar a importância da preservação dos ecossistemas presentes no estado.
De acordo com a gerente geral de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Rosália Vasconcelos, o foco do Plantar Juntos Educação em 2025 não vai se limitar ao plantio das mudas. “Vimos que temos muito espaço para melhorar as informações em relação às espécies a serem plantadas, ao manejo delas e ao manuseio do aplicativo Plantar Juntos, que funciona como uma plataforma de acompanhamento do crescimento dessas mudas”.
O Plantar Juntos Educação é um projeto pedagógico socioambiental que resulta de uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha com a Secretaria de Educação de Pernambuco. A ação, iniciada no ano passado, faz parte de algo mais amplo: o Programa Plantar Juntos, política pública do Governo de Pernambuco que visa plantar 4 milhões de árvores até 2026, com o intuito de recuperar e ampliar a cobertura vegetal do estado. Além da educação, o Plantar Juntos tem mais quatro pilares: empresas (ASG), organizações, municípios e cidadãos.
As mudas plantadas pelas escolas foram doadas por duas parceiras do Plantar Juntos: a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que fez a doação de 700 unidades, de sete espécies, e a Brascon Soluções em Resíduos, que cederá mais 400 unidades, de duas espécies. A colaboração entre as duas empresas e o Plantar Juntos Educação também ressalta o potencial de articulação do programa como um todo, que tem o propósito de unir quem tem mudas com quem tem espaço para plantio e com quem deseja plantá-las.
Para Lívia Mathias, técnica de saneamento na área de engenharia florestal, representante da Compesa, é estudante egressa da EREFEM se emocionou com o retorno à escola em um ato a favor do meio ambiente. “É muito bom voltar a ter esse contato com a escola, perceber as mudanças, a evolução e o cuidado da escola e das crianças com o meio ambiente juntamente com o Plantar Juntos. Essa iniciativa é muito interessante e importante para a construção da identidade do aluno como responsável pelo meio ambiente que ele vive”, conta Lívia.
O Plantar Juntos Educação também dialoga com o tema do ano letivo a ser trabalhado pelas escolas estaduais em 2025, intitulado “Vidas, escolas e comunidades: educar para a promoção da justiça socioambiental”.
“O Plantar Juntos Educação dialoga diretamente com a necessidade de melhorar a relação que temos com o meio ambiente. A iniciativa traz para perto da comunidade escolar e de nossos espaços de convivência o compromisso coletivo de cuidarmos dos lugares onde nos encontramos, pois a preservação e conservação da natureza pode ser realizada em todos os lugares, independente do bioma”, explica a secretária executiva de Desenvolvimento e Educação, Ana Lúcia.
A política pública do Plantar Juntos contempla pelo menos três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): cidades e comunidades sustentáveis (acesso a espaços verdes); ação contra a mudança global do clima (resiliência climática, políticas públicas de mudanças climáticas, educação ambiental); vida terrestre (combater a desertificação, restaurar solo, mobilizar recursos para reflorestamento).
As mudas plantadas podem ser acompanhadas pelo aplicativo do Plantar Juntos, que pode ser baixado pela Play Store e pela App Store. As escolas da rede estadual podem solicitar as mudas à Semas pelo email plantarjuntospe@gmail.com ou procurar a unidade de educação ambiental da Secretaria de Educação de Pernambuco.