Pernambuco
06.12.2024Em comemoração aos 50 anos do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), realizou, nesta terça-feira (03), a entrega da nova e ainda mais moderna pista de atletismo, agora com certificação internacional.
Durante o evento, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra, ocorreu uma corrida infantil envolvendo alunos do Centro de Formação Esportiva (CFE). A atividade teve como objetivo engajar as futuras gerações e incentivar a prática esportiva desde a infância. Além disso, houve homenagens a personalidades que desempenharam papel fundamental no desenvolvimento do esporte em Pernambuco e o tradicional descerramento da placa comemorativa.
“Nossa gestão entende que a prática esportiva tem um papel importante no desenvolvimento dos nossos jovens, pois fomenta a inclusão, a cultura, o esporte e a educação, pilares fundamentais para formar cidadãos”, destacou a governadora Raquel Lyra. “Aumentamos de 700 para 1.040 o quantitativo de atletas beneficiados com o Bolsa Atleta e temos o maior programa do Brasil em andamento, a Lei de Incentivo ao Esporte. Também entregamos 200 quadras poliesportivas em escolas pernambucanas e vamos trabalhar na descentralização de mais centros de formação esportiva para poder fazer isso em todo o Estado”, completou.
A nova pista de atletismo recebe o nome de Professor Warlindo Carneiro em homenagem ao ex-professor universitário, treinador de atletismo e de treinamento esportivo, que também foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA), contribuindo diretamente no fortalecimento do atletismo no Brasil.
No equipamento, foram investidos mais de 3,9 milhões de reais, que permitiram a instalação de mais de 6.708 m² de um novo piso sintético em toda a pista principal de 400 metros e com 8 raias, além da meia-lua, pista de salto triplo, pista de salto com vara, área do fosso para corrida com obstáculos e pista de aquecimento.
Também foi possível realizar a instalação de um novo sistema de revestimento do tipo sandwich, com três camadas de borrachas e resina, essenciais para a qualidade, impermeabilização e durabilidade da pista.
A obra também contemplou a substituição e a atualização de equipamentos técnicos essenciais para práticas esportivas específicas, como novas tábuas de impulsão para salto triplo, adequadas tanto para treinamento quanto para competições; encaixes de aço inox para salto com vara; instalação de obstáculos steeplechase no fosso de corrida com obstáculos; reestruturação dos círculos de lançamento de dardos e discos com conversores e redutores; um novo círculo para o lançamento de peso e uma maior gaiola de proteção completa; além da troca das bordas-guia para demarcação interna da pista e a substituição das grelhas e canaletas de drenagem.
“Aqui podemos promover atividades de ponta em esporte de alto rendimento. O Santos Dumont, aos 50 anos, mostra a vitalidade, trazendo para cá 4 mil pessoas diariamente. O parque está em ordem, está bonito e é muito importante para a educação, porque aqui a gente forma atletas, professores e também trabalha o futuro dos nossos estudantes que não precisam eventualmente ser atletas, mas podem aprender muito com o esporte“, colocou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.
Todos esses novos equipamentos instalados são aprovados e certificados pela World Athletics, a organização máxima do atletismo mundial, garantindo, assim, o cumprimento de normas internacionais e a adequação do Centro Esportivo para competições de alto nível. O secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio, expressou seu sentimento de orgulho e satisfação pela entrega de uma pista.
“É uma satisfação muito grande entregar essa pista de atletismo que passou por uma requalificação completa, com todos os equipamentos em nível internacional, para servir como estrutura de treino e para competições regionais, nacionais e internacionais. O local vai atender uma comunidade esportiva muito grande, que é a do atletismo”, contou Luciano.
Marco histórico
Em 29 de novembro de 1974 foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco o regimento que estabeleceu o funcionamento dos Centros Interescolares de Educação Física e Desporto, localizados no Recife e em Petrolina, no Sertão. Esses equipamentos foram marcos pioneiros para o desenvolvimento do esporte e da educação física no Estado.
Em homenagem a essa data histórica, foi instituído este ano o Dia Estadual do Esporte, celebrado em 29 de novembro. A data visa reconhecer a importância do esporte como ferramenta de transformação social e de promoção de qualidade de vida para os pernambucanos e pernambucanas.