Governo de Pernambuco anuncia novas Escolas Técnicas

Pernambuco

04.11.2020

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, anunciou nesta quarta-feira (4) quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), atingindo um marco importante na rede estadual de ensino, que passa a contar com 50 unidades espalhadas em todas as regiões. Com o reforço, os estudantes de ensino médio aspirantes a um curso técnico poderão contar com mais de oito mil vagas para acesso a rede de escolas técnicas estaduais, com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (5) até o dia 16 de novembro pela internet.

O município de Olinda vai ganhar uma nova escola, a ETE Chico Science, no bairro de Rio Doce. As obras do prédio estão sendo finalizadas para que a escola possa receber os estudantes a partir do início do ano que vem. Além do Nutrição e Dietética, a unidade vai ofertar, pela primeira vez na Rede Estadual, o curso técnico de Farmácia. A escola terá com vocação principal a área de saúde.

As Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) Ginásio Pernambucano da Cruz Cabugá e Professor Alfredo Freyre, no Recife, e Nelson Barbalho, em Caruaru,  estão sendo transformadas em ETEs. 

Localizada no bairro de Santo Amaro, próxima ao Porto Digital, no centro do Recife, a nova  ETE Ginásio Pernambucano vai dialogar com o contexto tecnológico das empresas locais através da oferta do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Multimídia, na área de tecnologia da informação. O foco será formar profissionais para atender a demanda crescente desse importante pólo tecnológico.

A nova ETE Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, Zona Norte do Recife, será a primeira Escola Técnica de Arte e Cultura da Rede Estadual, oferecendo aos estudantes os cursos de Teatro e de Artes Visuais. A criação de uma ETE com vocação para a área da Cultura era um compromisso do Governo do Estado e permitirá uma importante parceria com a Secretaria de Cultura. Na área da imagem e do som, a ETE Nelson Barbalho, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, vai oferecer pela primeira vez na Rede Estadual os cursos de Produção de Áudio e Vídeo e Rádio, TV e Internet. Esses dois projetos buscam fortalecer a vocação para o segmento da economia criativa.

A implantação das Escolas Técnicas segue a lógica de atendimento a demanda por formação profissional de maneira regionalizada e os cursos são criados com base em critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes, dentre eles estudos dos arranjos produtivos locais, possibilitando aos pernambucanos fazer escolhas alinhadas aos seus projetos de vida e ampliarem as oportunidades de inserção produtiva no mundo trabalho. 

Nessa perspectiva, uma outra novidade para 2021 será a oferta do curso de Eletrotécnica pela ETE Célia de Souza Leão Arraes, em Bonito, como forma de gerar mão de obra para atender a demanda da região, fortemente estimulada pela chegada da Yazaki, multinacional japonesa com fábrica em construção no município. 

A ETE Pedro Muniz Falcão, em Araripina, por sua vez, passará a ofertar o curso de Sistemas de Energia Renovável, em alta devido a grandes projetos já implantados ou em desenvolvimento na região. O Plano de implantação deste novo curso foi desenvolvido em parceria com a Votorantim Energia e com a Itaú -  Educação e Trabalho. A ideia é garantir aos pernambucanos uma formação técnica de nível médio alinhada com as demandas de um efervescente mercado de trabalho, especialmente naquela região.

“O Governo de Pernambuco estabeleceu como uma das metas prioritárias a Educação. Um dos resultados deste empenho foi a grande expansão da rede de escolas técnicas estaduais visando garantir uma melhor infraestrutura e ensino de qualidade para os estudantes pernambucanos com a oferta de formação profissional. Hoje comemoramos a marca de 50 unidades de ensino, um compromisso assumido pelo governo estadual. É um grande avanço e o sinal de que estamos no caminho certo do fortalecimento da educação pública de qualidade com geração de mais oportunidades para nossos estudantes em Pernambuco”, destacou o secretário Fred Amancio.

Inscrições - Estão sendo ofertadas 8.445 vagas para 26 cursos técnicos em 37 municípios. Podem participar candidatos que terão concluído o Ensino Fundamental até janeiro de 2021. As inscrições devem ser feitas entre os dias 5 e 16 de novembro exclusivamente no site www.educacao.pe.gov.br de forma gratuita. O edital pode ser conferido aqui.

As provas serão aplicadas remotamente entre os dias 17 e 27 de novembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição. O resultado será divulgado no dia 4 de dezembro no site da Secretaria e as matrículas efetuados entre os dias 9 e 15 de dezembro. Para efetivar o cadastro é necessário que o estudante tenha CPF e email.

Confira os cursos ofertados: Administração, Agroecologia, Agropecuária, Artes Visuais, Comunicação Visual, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Edificações, Eletrotécnica, Eventos, Farmácia, Guia de Turismo, Logística, Marketing, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Multimídia, Nutrição e Dietética, Produção de Áudio e Vídeo, Programação de Jogos Digitais, Publicidade, Rádio, TV e Internet, Redes de Computadores, Sistemas de Energia Renovável e Teatro.