Pernambuco
15.10.2020No dia em que se comemora o Dia dos Professores, nesta quinta-feira (15), o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, realiza o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) para as escolas da Rede Estadual e Gerências Regionais de Educação (GREs). Este ano, o valor do benefício será de R$ 21,7 milhões. O montante, que tem como base o ano letivo de 2019, contemplará 635 unidades de ensino em virtude do atingimento total ou parcial das metas pactuadas. Destas, 466 cumpriram a meta de 100% do BDE.
Neste contexto, o bônus contemplará 24.516 servidores, entre professores e demais profissionais da Secretaria de Educação e Esportes do Estado. “O bônus é um reconhecimento para as escolas e profissionais que se destacam no IDEPE e IDEB e registram avanços nos resultados. Diante disso, ficamos muito contentes em ver os avanços de nossas escolas e o que a Educação de Pernambuco vem alcançando, que nada mais é que o resultado de um trabalho realizado em equipe. O BDE é também um instrumento de valorização do trabalho dos profissionais da Educação. Este ano, o pagamento do BDE está sendo realizado no Dia dos Professores. Aproveitamos o momento para fazer um agradecimento a todos os professores e demais profissionais da educação, que não estão medindo esforços neste período de pandemia para dar continuidade ao processo de aprendizagem dos nossos estudantes”, pontua Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes.
BÔNUS - O BDE existe desde 2008, pela lei de nº 13.486, para premiar os profissionais das escolas que cumprissem parcial ou integralmente as metas para o IDEPE. A partir de 2009, o BDE passou a incluir também as GREs. O cálculo do BDE corresponde ao percentual de atingimento de metas acordadas em Termo de Compromisso assinado por cada unidade de ensino e o Secretário de Educação do Estado.
Escolas contempladas - BDE 2019