Governo de Mato Grosso vai selecionar 100 alunos da rede estadual para curso de inglês na Inglaterra

Mato Grosso

01.12.2022

O governador Mauro Mendes anunciou um edital para seleção de 100 alunos, que cursam o Ensino Médio da rede pública estadual, para um intercâmbio na Inglaterra, onde farão curso de Inglês, junto de mais 15 professores.

O edital deve ser publicado ainda nesta semana pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

De acordo com Mauro Mendes, essa seleção é uma forma de incentivar os alunos a conseguirem essa oportunidade.

"Estamos fazendo esse trabalho para criar um estímulo a todos os nossos alunos, e dar a eles essa oportunidade, essa experiência de viajar ao exterior. Esse curso de inglês é um prêmio aos nossos bons alunos e professores", afirmou.

Para o governador, essa é mais uma ação que visa melhorar a qualidade da educação pública estadual, cujo plano de ação prevê colocar Mato Grosso entre os 10 Estados com os melhores índices educacionais do país. 

"Tenho certeza que em maio de 2023, 100 alunos da escola pública vão viver essa experiência de um intercâmbio cultural, que vai trazer resultados muito positivos para a vida deles enquanto futuros profissionais e cidadãos", pontuou.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explicou que os estudantes serão selecionados em 2023, e oriundos da rede pública estadual de 2022, do Ensino Médio.

Destes 100, serão selecionados 50 que obtiverem as melhores notas na avaliação formativa final, que ocorre de 29/11 a 06/12/2022, com as vagas sendo distribuídas por todo o Estado via Diretorias Regionais de Educação (DREs)

Outros 50 alunos serão selecionados pelo desempenho na avaliação da disciplina de inglês, também com as vagas distribuídas pelas DREs. Já os 15 professores de inglês serão selecionados em outro edital.

"O objetivo dessa política de língua inglesa é aprimorar o programa de formação continuada dos professores e levar o estudante do estado de Mato Grosso a uma melhor proficiência de se comunicar e ampliar suas oportunidades de vida", relatou o secretário.