Governo de Mato Grosso do Sul e Federação das Indústrias firmam parceria para qualificação profissional de estudantes

Mato Grosso do Sul

08.02.2022

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), assinaram, na tarde esta segunda-feira (07.02), convênio de execução de atendimento ao Itinerário Formativo Profissional.

O convênio visa atender a oferta do Itinerário Formativo Profissional, em 5 cidades do interior do Estado, com vistas à elevação da escolaridade e sua preparação para o mundo do trabalho. A iniciativa consiste em ofertar cursos de qualificação profissional, dentro do Itinerário Formativo, atendendo as diretrizes do Novo Ensino Médio.

“O Novo Ensino Médio vai ter um tempo disponível para quem optar por cursos de ensino profissionalizantes. Para isto, faremos nossa parte oferecendo cursos que tem sintonia com a nossa realidade industrial. Esta qualificação do Senai será uma parceria público-privada que vai dar bons resultados”, descreveu governador Reinaldo Azambuja.

Desta forma, abre oportunidade ao jovem que já pretende ingressar no mercado, após o ensino médio. “Nós construímos uma política industrial duradoura, que precisa de qualificação da mão de obra. Muitas vezes o jovem já quer se inserir neste mercado e garantir o seu emprego. Esta parceria (Senai) ainda iremos estender para outras cidades”, garantiu.

A secretária de Educação, Cecilia Motta, explicou que o novo ensino médio prevê mil horas aula ao estudante por ano, sendo 600 (horas) nas disciplinas formais e 400 para os “Itinerários Formativos”, que entre eles está o ensino técnico profissionalizante. “Nesta área podemos fazer parceria com o Senai, que vai disponibilizar uma estrutura, que poderá se deslocar de uma cidade para outra”, enfatiza.

Qualificação

As cidades contempladas são: Aral Moreira, Bataguassu, Cassilândia, Jaraguari e Ponta Porã. Os itinerários ofertados foram definidos pela SED, observando-se o perfil socioeconômico, a vocação de cada cidade e suas demandas. São eles: Agronegócio, Administração e Informática para Internet.
O SENAI, entre outros materiais, disponibilizará laboratório móvel (carreta), que ficará estacionado em frente à escola, nos municípios onde não exista unidade do SENAI. Serão investidos, para os 3 anos, R$ 235.000,00 para cada turma - recursos do FUNDEB – e o custeio será realizado por meio do FNDE / MEC.

“O desenvolvimento do Estado também passa pela qualificação profissional. As empresas buscam esta mão de obra qualificada. Esta parceria nos deixa feliz, porque estamos fazendo nossa parte. Este é um ato muito importante para o Estado. Vamos iniciar este piloto em cinco municípios, mas a intenção é avançar para as demais cidades”, afirmou o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de MS), Sérgio Longen.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, destacou que esta parceria vai trazer resultados positivos ao Estado. “A Educação acerta ao propor esta qualificação profissional aos estudantes, que é de suma importância aos jovens, para ter condições de entrar no mercado de trabalho. Em sintonia com o melhor período de desenvolvimento do Estado”.

O convênio irá facilitar a realização das aulas práticas necessárias à formação dos estudantes, visando mais qualidade ao ensino, evitar a evasão dos jovens, fixar o egresso em seu município de origem, e promover o desenvolvimento local por meio da educação profissional, dando maior condição de empregabilidade.

 Estiveram na solenidade, secretário-adjunto de Educação, Édio Castro, diretor regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, superintendente de políticas educacionais Hélio Daher, superintendente de administração, orçamento e finanças Anderson  Soares Jbara, coordenadora de políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional Márcia Proescholdt Wilhelms, gerente de Educação Profissional da COPEMEP Pedro Augusto Cardoso Evangelista, técnica gestora dos CEEPs Adriana Percilia Leite Recalde Rubio, gestora educacional para desenvolvimento local Paula Pantalena.

Colaborou: Leonardo Rocha, Subcom

Adersino Junior, SED/MS