Governo de Minas Gerais entrega 121 novas viaturas à Polícia Militar para reforçar segurança nas escolas

Minas Gerais

05.05.2023

O governador Romeu Zema entregou, nesta quinta-feira (4/5), 121 novas viaturas para a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Os veículos, adquiridos por meio de um Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário firmado entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a PMMG, além de emendas parlamentares, reforçarão o policiamento em áreas escolares e serão utilizados para programas educacionais. O valor total do investimento é de R$ 26,2 milhões.

Os veículos contemplarão cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e do interior do estado. Ao todo, 60 das 121 viaturas entregues fazem parte do pacote dos 127 automóveis anunciados pelo Governo de Minas em abril, para o fortalecimento da proteção às unidades de ensino de Minas.

“Zelar pela segurança das nossas crianças e escolas é de fundamental importância. A Polícia Militar tem um papel importante nessa questão”, disse Romeu Zema durante a solenidade, realizada na sede da Diretoria de Apoio Logístico da PM, no bairro Gameleira, em Belo Horizonte.

O governador também lembrou das medidas anunciadas anteriormente, como a identificação obrigatória e autorização para a entrada de visitantes nas escolas, além do canal de comunicação direto entre os diretores das instituições de ensino e a PMMG.

“Tomamos algumas medidas, como restringir o acesso aos prédios das escolas; estamos terminando a instalação de circuito de câmeras de segurança nas escolas que ainda faltam, além de diversas medidas de orientação, como o contato direto com a PMMG, que agiliza qualquer necessidade de atendimento, de forma que as nossas escolas passem a operar de maneira mais segura, com uma contingência maior, caso seja necessário”, afirmou.

Potencialização de serviços

Das 127 viaturas destinadas ao fortalecimento da rede de proteção às unidades de ensino do Estado, 28 serão empregadas no Programa de Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), enquanto 83 Fiat Pulse serão encaminhadas para a Patrulha Escolar. Outras 16 caminhonetes L200 4x4 servirão ao Programa de Educação Ambiental (Progea). Entregas que ampliam serviços importantes prestados pela Polícia Militar.

“São veículos que fazem parte de programas estratégicos da PM, que permitirão uma gestão mais eficiente, aumentando a sensação de segurança em Minas, além de auxiliar com uma maior efetividade na prevenção e repressão de crimes. É uma entrega que demonstra um estado presente e equipado de forma adequada para a prestação de serviço de segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Piassi.

Investimentos

No período de 2019 a 2022, o Governo de Minas investiu R$ 290 milhões na aquisição de 3.159 novos veículos para a Polícia Militar de Minas Gerais. O recurso é fruto do tesouro estadual, além de emendas parlamentares estaduais e federais.

Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG