Governo de Minas divulga o mascote vencedor do concurso dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Minas Gerais

24.06.2024

O primeiro mascote dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), escolhido por votação popular, foi revelado. Organizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), o concurso teve a participação expressiva de estudantes e da comunidade escolar de todo o estado. O mascote selecionado simboliza união e determinação, valores centrais promovidos pela competição.

O desenho vencedor, um Golden Retriever criado pela estudante Júlia Dias Machado da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura, em Rio Paranaíba, no  Alto Paranaíba, foi inspirado na sua própria cachorra, Akira. Júlia, uma jovem atleta de voleibol do 1º ano do ensino médio, explicou sua inspiração. 

"Minha cachorra é dócil e companheira, mas também determinada quando necessário. Quis transmitir esses valores de amizade e resiliência no desenho, refletindo o espírito dos Jogos Escolares de Minas Gerais", comentou. 

A diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE/MG, Danielle Chaves, enfatizou a importância da participação dos estudantes no concurso para estimular criatividade, trabalho em equipe e amor pelo esporte. 

 

“A participação de cada estudante é essencial, pois é por meio dela que conseguimos estimular a criatividade, o trabalho em equipe e o amor pelo esporte. Parabenizamos a Júlia pela vitória e a todos os participantes por contribuírem para o crescimento e o brilho dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Todos vocês são vencedores por terem participado e por terem demonstrado tanto empenho”, destacou. 

O nome oficial do mascote será escolhido pelos estudantes durante a etapa estadual do Jemg, programada para agosto.

Celebração na escola

Nesta segunda-feira (24/6), a Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura organizou uma celebração no pátio para anunciar a vitória de Júlia e seu desenho, com a presença de sua família e da cachorra Akira, que serviu de modelo para o mascote. 

A diretora da escola, Luciana de Fátima, elogiou a escolha, destacando não apenas a beleza do desenho, mas também seu significado e as qualidades que representa.  “Escolhemos não só pela beleza e qualidade do desenho, mas também pelo motivo e características que representam bem os jogos”, afirmou. 

Desenhos finalistas 

O concurso contou com cinco desenhos finalistas, que receberam os votos do público entre os dias 29 de maio e 19 de junho. Os outros desenhos finalistas incluíram o Lobo-Guará, em segundo lugar, seguido pela Capivara e pelo João-de-Barro, empatados em terceiro lugar, e a Siriema em quinto lugar.

A SEE/MG disponibilizou descrições feitas pelos próprios estudantes autores dos desenhos no formulário de votação, proporcionando uma visão sobre as características e inspirações por trás de cada mascote. Saiba mais

 

Sobre o Jemg

O Jemg é uma iniciativa da Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a SEE/MG, que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas, de 12 a 17 anos. Voleibol, futsal, basquete, handebol e xadrez são alguns dos esportes praticados nos jogos. A execução técnica da competição é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).