Governo de Goiás realiza seminário de combate ao bullying

Goiás

15.05.2019

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, realizou nesta terça-feira (14) o III Seminário de Combate ao Bullyng: Respeitando as Diferenças e Celebrando a Igualdade. O superintendente executivo da Seduc, coronel Avelar Lopes de Viveiros, representou a secretária de Educação, Fátima Gavioli, na abertura do evento, realizado no Teatro Goiânia.

Na abertura do seminário foi apresentada a peça Bullying, Aconteceu Comigo, da Cia. de Teatro do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter. A apresentação celebrou a 300ª encenação da peça, que desde 2001 já foi assistida por mais de 50 mil pessoas na capital goiana e interior do Estado. O evento teve como objetivo conceitos e preconceitos, produzir reflexões interessantes acerca das inúmeras formas de agressões verbais, físicas, psicológicas e virtuais (cyberbullying) que acontecem cotidianamente no nosso convívio e principalmente dentro da escola.

O superintendente da Seduc, coronel Viveiros, elogiou a apresentação e a iniciativa de discutir o bullying dentro das escolas. “Fazer a diferença é o grande mote daqui hoje. É muito bom ver o envolvimento de professores e alunos no evento, porque o que nós estamos tentando fazer é melhorar o mundo e isso só vai acontecer quando mudarmos a cultura, mudarmos nossa atitude. Eu entendo que esse esforço é para que cada um perceba seu compromisso, seu grau de envolvimento para que a gente possa alcançar melhores resultados”, destacou.

Viveiros afirmou ainda que as escolas vêm sendo penalizadas. “Se não resgatarmos essa convivência saudável na escola, nós tendemos a ter uma sociedade totalmente destruída. Então, muito obrigado a todos que se propuseram a participar desse movimento, a todos que querem fazer a diferença, que se empenharam por realizar este evento que tem o objetivo de trazer uma reflexão tão importante para nós”, disse.

O espetáculo e o seminário contaram ainda com a presença de convidados, como o deputado estadual Virmondes Cruvinel, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e da Educação do Ministério Público de Goiás, Rafael Machado de Oliveira, o superintendente de Transparência da Controladoria Geral do Estado, Diego Ramalho Freitas, além do diretor do Instituto Gustav Ritter, Edmar Carneiro.