Governo de Goiás realiza II Encontro Formativo do programa AlfaMais

Goiás

31.05.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai realizar o II Encontro Formativo para Profissionais do Programa AlfaMais Goiás, de quarta a sexta-feira (1º a 3/6). O encontro vai reunir articuladores e professores formadores de Alfabetização e de Educação Infantil para participarem de oficinas pedagógicas e receberem orientações sobre o programa.

Este é o segundo de quatro encontros formativos previstos para este ano, dentro do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais). Após cada encontro estadual, os articuladores e professores formadores replicam a formação nas equipes regionais, que auxiliam os municípios a implementarem o programa em todas as escolas, em efeito cascata.

O AlfaMais foi criado pelo Governo de Goiás em 2021 por meio da Lei nº 21.071 e prevê a colaboração do Estado com os 245 municípios que aderiram ao programa. O objetivo do AlfaMais é reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas e assegurar a alfabetização completa das crianças na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental. 

AlfaMais começa a gerar resultados nas escolas

Segundo a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, o primeiro ciclo de formação já chegou nas escolas municipais e estaduais de Goiás, onde os resultados começam a aparecer. 

“A gente está vendo o AlfaMais se materializando nas escolas. Hoje a gente vê nas salas de aula uma preocupação muito grande com todo o material pedagógico, todo o processo de escrita e leitura”, contou a superintendente. Giselle também contou que têm recebido vários depoimentos positivos de professores em relação à formação, aos materiais didáticos e à avaliação diagnóstica.

Para a superintendente, um dos maiores ganhos do programa é a consistência do trabalho pedagógico em todo o território goiano. “As escolas municipais e estaduais vão receber esse material, então todo mundo vai trabalhar igual”, afirmou Giselle, lembrando que os livros do AlfaMais foram produzidos de acordo com o Documento Curricular de Goiás Ampliado (DC-GO) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).