Governo de Goiás investe em videoaulas para recuperação de aprendizagem dos estudantes da rede estadual

Goiás

24.03.2022

Como estratégia de recuperação de aprendizagem por conta da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) transmite aulas de Língua Portuguesa e Matemática, de segunda à sexta-feira, na TV Brasil Central (TBC) e nas rádios Brasil Central AM e FM. As videoaulas do programa Seduc em Ação também são publicadas no portal NetEscola e no canal da Seduc Goiás no Youtube.

Desde maio de 2020, no início do Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp), o Governo de Goiás transmite duas aulas por dia durante a semana para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No ano passado, com o retorno gradual das aulas presenciais na rede estadual de ensino, as videoaulas continuaram a ser produzidas para complementar as atividades em sala de aula a fim de recuperar aprendizagens perdidas na pandemia.

Para elaborar as aulas do Seduc em Ação, a secretaria analisou os resultados do Saego e das avaliações do Foco na Aprendizagem e identificou os conteúdos em que os alunos apresentaram mais dificuldade. “Pegamos as habilidades que eles tiveram aproveitamento abaixo de 60% em Língua Portuguesa e abaixo de 40% em Matemática. Essas aulas são elaboradas para que o estudante use de forma complementar, considerando as perdas de aprendizagem ao longo do Reanp”, explicou a superintendente de Ensino da Médio da Seduc, Osvany Gundim.

Habilidades mais importantes
Outro ponto de destaque das videoaulas é que elas são projetadas para fortalecer as habilidades mais importantes de cada ano ou série, de acordo com o Documento Curricular de Goiás (DC-GO). “O Seduc em Ação foi pensado para recuperar as aprendizagens e fortalecer as habilidades críticas do currículo”, explicou a gerente de Produção de Material para o Ensino Fundamental da Seduc, Alessandra Oliveira. 

Atualmente, as videoaulas são veiculadas na TBC e RBC às 8h45, para o Ensino Médio, e às 14h45, para o Ensino Fundamental. De segunda a quinta-feira, as aulas à tarde são destinadas aos alunos de 6º ao 9º ano, enquanto as aulas de sexta-feira são preparadas para os estudantes de 1º ao 5º ano.