Governo de Goiás investe em Robótica nos colégios estaduais militares

Goiás

10.02.2023

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), anunciou na manhã da quarta-feira (8/2), o lançamento do Projeto de Robótica Educacional para as turmas de 6° e 7° anos do Ensino Fundamental dos Colégios Estaduais da Polícia Militar (CEPMGs), da rede pública estadual de ensino.

Os investimentos para a aquisição dos equipamentos tecnológicos de Robótica são de R$ 10 milhões. Já a partir desta semana, os 74 colégios estaduais militares receberão os kits. Cada kit é composto por peças de Robótica, materiais paradidáticos e tablets.

O anúncio do projeto piloto foi feito pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, durante o encontro de comandantes e gestores escolares dos colégios militares. “Inicialmente, apenas as turmas de 6° e 7° anos destas 74 unidades escolares receberão os kits, mas o objetivo é ampliar o projeto para toda a rede pública estadual”, destaca a secretária da Educação.

Para a comandante e gestora do CEPMG Vasco dos Reis, de Goiânia, Ten. Cel. Michella Rodrigues, os investimentos são relevantes para o processo de ensino e aprendizagem. “Esse investimento trará melhorias no pedagógico e, consequentemente, deve contribuir para alavancar, ainda mais, a Educação pública estadual de Goiás”, afirma a gestora.

Qualidade nos resultados

Ainda no evento de gestores dos CEPMGs, foram discutidos assuntos pertinentes à área pedagógica e trataram sobre o planejamento de ensino para 2023. Além disso, foram apresentadas as avaliações dos estudantes implementadas no ano passado. Entre elas, a prova do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), que apontou crescimento nos resultados.

A secretária Fátima Gavioli parabenizou as unidades escolares pela dedicação e disciplina na aplicação das provas e destacou o bom resultado do Saego, que busca observar o desempenho dos estudantes por meio de testes de proficiência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.