Governo de Goiás inaugura curso de Educomunicação em Comunidade Calunga

educomunicação

17.06.2019

Entre os dias 5 e 7 de junho foi realizada a primeira etapa do projeto “Educomunicação para a Cidadania”, na Escola Estadual Calunga 1 (sede), em Cavalcante. O projeto será realizado pela Secretaria Estadual da Educação de Goiás (Seduc) em parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e seu objetivo é integrar as tecnologias de informação e comunicação às mídias sociais e ao contexto escolar, atuando na formação das crianças e jovens e dos professores.

Cavalcante é um dos dez municípios contemplados pelas ações do Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás por fazer parte do Índice Multidimensional de Carências das Famílias de Goiás (ICMF). A Seduc, por meio da secretária Fátima Gavioli, tem por objetivo assegurar o protagonismo e a autonomia dos jovens nos seus processos de aprendizagem e produção de conhecimento, aprendendo assim, a selecionar de forma crítica as informações a que têm acesso, de um lado, e de outro, buscando trabalhar suas habilidades comunicacionais a fim de melhor expressar o que sabem, o que têm aprendido na escola e o que pensam sobre a sociedade em que vivem.

Produções multimídias

Segundo a secretária, todo esse processo pode culminar em diferentes tipos de produções multimídias, como programas de rádio e/ou televisão (produção audiovisual), ensaios fotográficos, jornais, revistas, websites, plataformas em redes sociais. Essas produções podem servir tanto para estreitar o diálogo e os laços comunicacionais dentro da própria comunidade - como, por exemplo, mediando o diálogo entre jovens e adultos – quanto fora dela, contribuindo, neste último caso, para a construção de uma melhor visibilidade para a comunidade em questão (redução de preconceitos, atração de melhorias para a região, etc).

As pautas que serão trabalhadas com os jovens e professores estarão relacionadas aos direitos humanos e aos conteúdos curriculares desenvolvidos na escola, integrando desta maneira, BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Educação para os Direitos Humanos e Habilidades e Técnicas Comunicacionais.

Planejamento

O projeto busca a participação ativa dos professores e, portanto, segue em processo de planejamento e adequação de forma a assegurar o protagonismo da comunidade no desenvolvimento das etapas. Cada localidade terá um perfil de projeto diferente, dependendo dos interesses comunicacionais de cada região. Essa ação de formação continuada terá duração de seis meses no Calunga 1 e posteriormente será desenvolvida em outras regiões calungas e em alguns municípios que integram hoje a RIDE (Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno).

Em junho de 2018, o governo federal sancionou uma lei autorizando a agregação de mais 12 municípios à RIDE. Alto Paraíso, Cavalcante, Flores de Goiás, São João da Aliança, Alvorada do Norte, entre outros municípios goianos, foram contemplados com a medida.