Governo de Goiás faz homenagem aos povos remanescentes quilombolas de todo o Estado

Goiás

01.06.2022

Representantes de 82 comunidades remanescentes de quilombos foram homenageados nesta terça-feira (31/5) pelo Governo de Goiás durante cerimônia realizada no Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica.

Participaram da solenidade o governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado; a secretária da Educação do Estado, Fátima Gavioli; entre outras autoridades.

A cerimônia incluiu apresentações culturais, exposição de arranjos produtivos locais e entrega de certificados do curso de Empreendedorismo Social - Aprender a Empreender Social, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) em parceria com o Sebrae Goiás. Esse curso teve a participação de 65 presidentes e lideranças de associações quilombolas e cada um deles recebeu um cartão com crédito de R$ 5 mil para poder iniciar seu próprio negócio.

O Estado de Goiás tem 67 associações e cerca de 12 mil famílias remanescentes de quilombolas, somando um contingente populacional de aproximadamente 50 mil pessoas em 47 municípios.

Investimentos na Educação

Líder da comunidade quilombola Porto Leocádio, em São Luís do Norte, José dos Santos Dias fez questão de destacar que, de forma inédita, o governo estadual tem tido um olhar diferenciado para as comunidades remanescentes de quilombolas.

O prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, disse se tratar de um dia histórico para os povos quilombolas. Ele frisou, ainda, que as comunidades receberam melhorias em todas as áreas: educação, saúde e social.

Na Educação, segundo ele, a diferença é muito grande. “Nossas escolas foram reformadas e receberam diversos equipamentos, a merenda melhorou muito e os professores pela primeira vez se sentem valorizados”, comentou.

Na região de Cavalcante existem oito unidades escolares da rede pública estadual. De acordo com o prefeito, todas elas receberam recursos para reformas e ampliações, além de conjuntos de mesas e cadeiras, computadores, televisores, equipamentos de som, acesso à Internet, uniformes e kits de material escolar e ainda pratos, canecas de vidro e novos talheres.

Bolsa Estudo

Aluna do Colégio Estadual Elias Jorge Chein, em Cavalcante, Safira Rodrigues dos Santos Rosa, de 15 anos, falou com entusiasmo das melhorias que viu chegar até sua escola. “Meu colégio está muito bonito. Nós recebemos computadores, TVs, laboratórios de Ciências e de Informática e os laboratórios Include”, afirmou ela.

Aluna da 2ª série do Ensino Médio, Safira também é beneficiada com os R$ 100,00 mensais do programa Bolsa Estudo, lançado em novembro do ano passado pelo Governo de Goiás como forma de combater a evasão escolar e estimular os jovens a concluírem a Educação Básica. “Esse dinheiro tem ajudado muito a mim e a minha família. E também meus colegas adolescentes, que passaram a estudar mais e não faltar às aulas”, completou ela.

Educação de qualidade

A primeira-dama Gracinha Caiado salientou que o governador Ronaldo Caiado acredita que o futuro dos jovens quilombolas passa pela Educação. “Ter acesso a uma Educação de qualidade é direito de todos. Uma vida digna é direito de todos”, acrescentou.

Gracinha Caiado ressaltou ainda a importância das comunidades remanescentes quilombolas, com suas tradições culturais e religiosas. “Respeitar os quilombolas é respeitar a nossa história”, justificou ela.

A cerimônia também contou, também, com as presenças do secretário de Estado da Retomada, César Moura; secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Wellington Matos; do diretor do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; do prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga; além de diversas lideranças quilombolas.