Governo de Goiás entrega nova escola em Americano do Brasil após espera de mais de uma década

Goiás

27.04.2022

Depois de 11 anos de espera, a comunidade escolar do Colégio Estadual Benedito Brás, em Americano do Brasil, vai desfrutar do novo prédio inaugurado nesta terça-feira (26/4) pelo Governo de Goiás.

O Colégio Estadual Benedito Brás, cujo nome é uma homenagem ao fundador de Americano do Brasil, está em funcionamento desde a década de 70. Em 2011, o Estado começou a construir uma nova sede para substituir o antigo colégio, que já estava em condições precárias, mas a obra foi paralisada em 2013 por falta de pagamentos.

Um ano depois, entre idas e vindas de paralisações e retomadas da construção, o antigo colégio foi demolido e seus alunos começaram a estudar em salas modulares. Em 2020, a atual gestão retomou a obra, e agora entregou a unidade para os estudantes e professores do município.

Com investimento de R$ 1,8 milhão, o colégio possui 10 salas de aula, laboratório de Ciências, laboratório de Informática, Biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), cozinha, quadra esportiva coberta, quatro sanitários e pátio coberto para recreio. A unidade foi construída no modelo arquitetônico Laje Plana.

Conclusão de obras inacabadas

“Entre muitas outras missões, esse governo teve a missão de retomar obras paradas. A comunidade de Americano do Brasil já tinha desistido, já estava sem esperança. Mas essas crianças mereciam uma escola melhor”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, na inauguração da nova sede.

O governador Ronaldo Caiado lamentou a longa espera da comunidade para receber o novo colégio, criticou a antiga gestão e ressaltou a importância de gerir os recursos públicos com responsabilidade e ética. “A política, quando é feita com honestidade, melhora a vida das pessoas”, defendeu o governador. 

Uma das professoras do Colégio Estadual Benedito Brás, Paulina Santos, agradeceu ao Governo de Goiás pela retomada da obra: “Estamos com o coração alegre por receber esse prédio digno para nós servidores e para nossos alunos”. 

Matriculado no colégio desde quando as aulas eram realizadas em salas modulares, o aluno Gustavo Henrique Najir compartilhou sua alegria em estudar no novo prédio. “Está perfeito. Parece que a feição das pessoas mudou, está todo mundo alegre. Essa obra era muito importante porque se a gente não tiver uma estrutura boa, a gente não vai aprender tão bem”, contou o estudante da 3ª série do Ensino Médio.

O Colégio Estadual Benedito Brás atende 230 estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Somente no município de Americano do Brasil, o Governo de Goiás já investiu R$ 5 milhões na Educação desde 2019, na reforma e construção de escolas, alimentação e transporte escolar, e entrega de equipamentos, uniformes, mochilas e tênis para os estudantes.