Governo de Goiás entrega materiais de alfabetização para professores das redes municipais e estadual de ensino

Goiás

25.04.2022

O Governo de Goiás entregou aos secretários municipais de Educação de 245 cidades, nesta terça-feira (19/4), materiais de apoio à alfabetização do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás).

Os materiais são destinados aos professores da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, nas redes municipais e estadual de ensino. Os livros dos professores do programa AlfaMais foram produzidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e vão chegar às mãos de 28 mil professores.

Durante esse mês, também serão distribuídos os livros dos estudantes, que serão enviados às secretarias municipais de cada cidade e às 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs). “Esse material vai nos dar condições de trabalhar com todos os estudantes dentro da mesma diretriz, com o mesmo método. Isso vai mudar a vida de muitos alunos e facilitar a vida dos professores”, afirmou a secretária de Educação, Fátima Gavioli, durante o evento de entrega dos livros dos professores.

Alfabetização na idade certa

O programa AlfaMais Goiás tem o objetivo de assegurar a alfabetização completa de todas as crianças na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental. Segundo o resultado da última avaliação de leitura realizada pelo Governo de Goiás, em setembro de 2021, apenas 9% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental são leitores fluentes.

A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, a alfabetização é de suma importância para o desenvolvimento educacional das crianças. “Quando o estudante não é alfabetizado na idade certa, ele passa a ter dificuldades em sua aprendizagem até o final de sua vida acadêmica. Muitas vezes, a gente encontra um aluno de universidade que tem muita dificuldade de leitura e interpretação”, endossou ela.

Respirar alfabetização

Após a entrega dos materiais, os secretários municipais, coordenadores regionais de educação e articuladores do AlfaMais participaram de uma palestra com o secretário municipal de Educação e Cultura do município de Cruz, no Ceará, Raimundo Mota.

O secretário e consultor educacional lembrou que a pandemia ampliou a crise na desigualdade no ensino-aprendizagem. “Estamos com crianças do 1º ao 5º ano ainda não alfabetizadas e isso é grave. As nossas escolas precisam respirar alfabetização, fazer uma campanha de alfabetização”, alertou Raimundo.

Para ele, o sucesso do AlfaMais Goiás depende de cinco fatores: liderança, parceria, vontade, competência e consistência. Além disso, Raimundo ressaltou a importância de haver acompanhamento pedagógico das Regionais com os municípios, dos municípios com as escolas, das escolas com os professores e os professores com cada estudante.“O acesso a materiais pedagógicos também é crucial. O aluno precisa ter acesso a livros literários, material didático e jogos pedagógicos. Esse livro do AlfaMais Goiás, apresentado neste evento, é um bom exemplo”, afirmou o secretário.