Governo de Goiás entrega Colégio Estadual Nazir Safatle à população do Jardim Curitiba II

Goiás

27.05.2022

O governador Ronaldo Caiado deu fim a uma espera de 12 anos e participou nesta quarta-feira (25/05) da inauguração do novo Colégio Estadual Nazir Safatle, na Avenida do Povo, no Jardim Curitiba II, em Goiânia. O evento foi o primeiro com a presença do chefe do Executivo goiano após sua recuperação da Covid-19.

“É gratificante voltar às atividades e poder entregar uma escola século XXI para mais de 900 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio”, comemorou Caiado. “E não é só abrir a escola. É oferecer ensino de qualidade, com todo corpo docente estimulado, preparado, com toda estrutura para dar o melhor para os alunos, com laboratórios e equipamentos de alto padrão”, ressaltou. 

O valor total investido para a finalização do prédio foi de R$ 3,3 milhões. Erguido dentro do estilo arquitetônico padrão século XXI, a unidade conta com 12 salas de aula, bloco administrativo, auditório, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, cozinha com refeitório, pátio coberto multiuso, sanitários, vestiários, quadra poliesportiva coberta, além de itens de acessibilidade, como elevador. “Isso mostra o respeito com o dinheiro público. Quando temos uma gestão transparente, honesta e responsável, plantamos para o povo colher’, afirmou Caiado. 

No primeiro ano de funcionamento, a escola deve atender 923 estudantes em turmas dos Ensinos Fundamental II e Médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A escola receberá alunos e alunas de outras unidades da região, como o Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, feito de placas e que será demolido para dar lugar a uma nova instituição de ensino da rede pública de educação.

A secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, agradeceu a superintendência de infraestrutura da pasta pelo empenho nas obras do setor. “São de ouro e trabalham dia e noite para que possamos fazer entregas como esta". O professor de Matemática, Marcelo Eustáquio disse que a inauguração mostra respeito com os alunos e a população. “A partir daqui vamos ter a formação de pensadores, agentes críticos que vão poder intervir numa sociedade mais plural”, afirmou. 

“Achei muito linda. É muito espaçosa e tenho certeza que vamos aprender mais porque vamos ter novas matérias com os laborátiros”, afirmou Geovanna Cristina Aparecida, de 12 anos, aluna do 7º ano. “Somos gratos e vamos aproveitar essa oportunidade para ser melhores cidadãos”, disse o colega Ryan Eduardo Viana.

Histórico

A inauguração da escola era aguardada há 12 anos pela população da região. Com obras iniciadas em 2010, teve os trabalhos paralisados no governo anterior. À época do começo dos serviços, a previsão era de demolição da estrutura antiga, feita de placas, para a construção de um novo prédio, mas a falta de acordo por conta de valores a serem pagos interrompeu as atividades.

Em 2016, a responsabilidade pela obra passou à então Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce). No entanto, mesmo com uma nova licitação da pasta, até o início de 2019, quando a atual gestão do Governo de Goiás assumiu o mandato, as obras não haviam sido reiniciadas. Em maio de 2021, a construção foi retomada e a conclusão veio em menos de um ano.

O fim da espera de mais de uma década e o empenho da atual gestão do Estado na conclusão de obras inacabadas de governos passados foram ressaltados na inauguração. “Ronaldo Caiado colocou a educação como a grande prioridade do seu governo. A educação sempre fez parte dos discursos políticos, mas a verdade é que poucos a colocaram como prioridade. Hoje somos referência no país. Por todas as cidades que passamos vemos a infraestrutura ser recuperada, dando condições aos alunos e profissionais”, garantiu o ex-deputado Daniel Vilela. 

Estiveram presentes também na inauguração o presidente do Detran-GO, Eduardo Machado; o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant"Anna Braga, o deputado federal, Delegado Waldir Soares; o deputado estadual, Charles Bento; o prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana dos Municípios, Carlão da Fox; os vereadores de Goiânia Bruno Diniz, Dr Gian e Pedro Azulão Júnior; a coordenadora regional de educação de Goiânia, Enicléia Morais e a diretora do Colégio Estadual Nazir Safatle, Camila Noleto.

Fotos: Lucas Diener

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás