Governo de Goiás encaminha para Conselho Estadual de Educação proposta de 60 dias de férias para professores

Inovação

27.06.2019

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), encaminhou para o Conselho Estadual de Educação (CEE) uma nova proposta para o calendário escolar para 2020. A principal mudança está na proposição de 60 dias de férias para professores, dobrando o período de descanso, que atualmente é de 30 dias, além dos cerca de 15 dias de recesso entre dezembro e janeiro. 

Na alteração, os professores teriam o mês de julho inteiro de férias, como já é estabelecido atualmente e, além disso, 20 dias de recesso em janeiro e dez dias de recesso em dezembro. Nesta nova proposta de calendário, em 2020, as atividades dos professores teriam início no dia 27 de janeiro, com os trabalhos coletivos de replanejamento e finalização dos planos de ação, e fim no dia 21 de dezembro. A proposta também cria, no mês de outubro, um período de recesso intitulado ‘Semana Feliz’, em comemoração ao Dia do Professor e ao Dia das Crianças. 

O novo calendário escolar foi elaborado respeitando a legislação, que institui 200 dias letivos por ano, e seu objetivo é valorizar os professores, ao ampliar o período de descanso e permitir que os profissionais tenham mais tempo para cursos de atualização e atividades que promovam a melhoria das práticas pedagógicas.

A mudança vai de encontro à filosofia de trabalho da secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, e atende recomendação do governador Ronaldo Caiado, que tem reiterado que o trabalho dos professores é primordial para o desenvolvimento do Estado de Goiás e de que esses profissionais são “os pilares da sociedade goiana”. 

Segundo o governador, a ampliação do período de descanso dos professores é mais do que justa. “Planejamos essa modificação do calendário escolar da rede pública estadual, que dobra o período de descanso dos professores, pensando o quanto isso é importante para que nossos educadores voltem ao trabalho mais descansados e revigorados”, destacou Ronaldo Caiado.