Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia firmam parceria para revitalização do Colégio Lyceu

Parceria

14.06.2019

O Colégio Lyceu de Goiânia, uma das instituições de ensino mais respeitadas da rede pública estadual, passará por obras de revitalização. A parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e Prefeitura de Goiânia foi fechada nem reunião nesta quinta-feira (13/6).

O acordo foi firmado durante visita do prefeito Iris Rezende à unidade escolar, juntamente com secretários e assessores. Participaram também da reunião, a coordenadora regional de Goiânia, Enicléia Cristiana Morais, e o gerente de Projetos da Superintendência de Infraestrutura da Seduc, Gustavo Veiga Jardim.

O diretor do colégio, Ricardo Marques Pinto, fez solicitações de reformas e adequações relacionadas ao trânsito, como pintura de faixas de pedestre nas imediações da escola, pintura do prédio e revitalização da praça localizada em frente à escola. Ricardo explicou ainda que as obras que precisam ser feitas devem ter os projetos aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o prédio é um bem tombado.

O prefeito Iris, ex-aluno do Lyceu de Goiânia, se mostrou empenhado em resolver as questões e já determinou que cada secretaria municipal assuma o trabalho que lhe compete. “Eu estou muito feliz porque vejo em minha frente um grande diretor, com competência e atitude para fazer o bem pela escola. Nós colocamos à disposição todos os órgãos da prefeitura que possam, por meio de mutirão, fazer aquilo que achar conveniente para conservar a beleza histórica e material deste lugar que foi o palco de milhares de jovens, que há muitos anos recebiam o ensinamento aqui e se desenvolviam em suas atividades”.

Segurança

Iris Rezende também frisou ter certeza de que com o governador Ronaldo Caiado à frente do Estado de Goiás muita coisa vai mudar. “Temos que levar os resultados dessa reunião ao conhecimento do governador porque este prédio é um patrimônio do Estado e algumas ações que precisam ser feitas são de responsabilidade estadual, como a segurança pública”, destacou.

O gerente de Projetos da Seduc, Gustavo Veiga Jardim, ressaltou que já existe um projeto de reforma do Lyceu para aprovação no Iphan. Entre as obras a serem executadas estão a instalação de 29 aparelhos de ar condicionado, projeto de combate a incêndio, ampliação do refeitório, adequações de acessibilidade, reformas na cozinha e nos banheiros, além da reforma na quadra poliesportiva. “Esse projeto está em fase de correções e ajustes solicitados pelo Iphan, dentro dos parâmetros do que pode ser feito em um patrimônio tombado”.

Grande parceria

O diretor do Lyceu frisou que, pelo colégio estar em uma região centralizada e por ser tombado como patrimônio histórico, os muros são muito baixos, facilitando a entrada de moradores de rua durante a noite. “É uma questão de segurança, mas que acaba ficando a cargo da escola e causa muitos transtornos, pois essas pessoas costumam dormir aqui. Por isso a importância dessa revitalização para resgatar o respeito da comunidade e da própria sociedade”.

A coordenadora regional de Educação de Goiânia, Enicléia Cristiana Morais, demostrou otimismo com a reunião e os resultados do encontro. “Foi muito positivo, porque estamos reunindo lideranças em prol da revitalização do Lyceu não somente enquanto estrutura física, mas principalmente enquanto patrimônio histórico de Goiânia. Ficou muito evidente que temos uma grande parceria entre município e Estado para atender todas as demandas da instituição de ensino”.

Ao final da reunião, o diretor do Lyceu entregou uma placa de homenagem ao prefeito Iris Rezende, como um agradecimento a um dos mais importantes ex-alunos do colégio. “Eu estou muito feliz. Essa visita fez com que eu voltasse ao passado. Por isso é de extrema importância revitalizar o Lyceu de Goiânia, porque faz parte da história da cidade de milhares de cidadãos que passaram por aqui. É um patrimônio que não pode nunca ficar esquecido”, declarou, emocionado, o prefeito.