Governo de Goiás e Enel lançam projeto para conscientização no consumo de energia nas escolas

Sustentabilidade

29.05.2019

O uso consciente da energia elétrica é o tema do novo projeto educacional do Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Estado de Educação em parceria com a Enel Distribuição Goiás. A iniciativa tem como objetivo desenvolver nos estudantes hábitos sustentáveis e promover o respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais.

O lançamento do projeto foi realizado na Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, que atende alunos do 1º ao 9º ano e contou com a presença da Secretária do Estado de Educação, professora Fátima Gavioli, o Coordenador de Projetos da Enel Distribuição Goiás, Ricardo Wayne e representantes da área educacional.

Com empolgação as crianças do 1º ao 5º ano que estavam presentes aprenderam um pouco mais sobre alguns métodos para economizar a água e a energia elétrica em casa e na escola e foram intitulados como ”fiscais da energia”, nomenclatura usada para incentivar o apoio em prol da proposta. Samuel, um dos alunos da escola estadual, foi escolhido durante a cerimônia para assinar o termo de compromisso do projeto junto com os representantes.

Durante discurso, Fátima Gavioli relembrou que antigamente não se falava sobre consciência ambiental e comparou nos dias atuais a mudança de perspectiva que há em relação a preservação do meio ambiente. “Vocês têm que crescer em um mundo melhor que eu cresci e sem dúvida alguma serão a geração saúde do nosso futuro, e por isso é fundamental para isso darmos o exemplo”, destacou.

O Coordenador de Projetos da Enel enfatizou a satisfação em participar do programa e contou que como filho de professor sabe da importância de tal iniciativa. “Antes eu também não tinha consciência ambiental, já hoje tudo está mudando e para melhor. Visando isso também queremos contribuir para essa mudança”, disse. Durante o programa, Ricardo revelou que serão doados um total de 400 livros sobre as formas de economizar água e energia elétrica, assim como também serão distribuídos 90 kits escolares.

Pequenos atos, grandes mudanças

A secretária reforçou durante o evento desta terça-feira (28), a importância de pequenos atos como fechar a torneira durante escovação dos dentes. “Dessa forma criamos hábitos que podem levar para a vida. Acredito que tudo que plantamos nessa idade, tem uma maior chance de vigorar”, destacou. Segundo Fátima Gavioli, esse projeto piloto chega a dez unidades educacionais de Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia.

A iniciativa faz parte do programa “Enel nas Escolas” e trabalha com a mesma metodologia do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) da Eletrobras, que foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como uma ação de resultados na sensibilização de alunos, professores e pais de alunos dentro dos princípios de combate ao desperdício de energia sem interferir na qualidade de vida da comunidade escolar.