Governo de Goiás desenvolve projeto para avaliar aprendizagem no Ensino Fundamental

ensino fundamental

04.03.2021

O projeto ‘Foco na aprendizagem’ uma ação do Governo de Goiás, implementada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), busca ampliar a proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática por meio de monitoramento do ensino. Esta ação foi escolhida pela Seduc para representar a área da Educação no programa Goiás para Resultados, da vice-governadoria do Estado e na Agenda Goiana Integrada de Resultados (AGIR).

A ação pedagógica é voltada para os alunos do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino e prevê a realização de avaliações externas ao longo do ano letivo de 2021.

As avaliações serão realizadas por meio de listas de atividades e de simulados mensais para os estudantes e serão utilizadas como forma de complemento ao trabalho realizado pelo professor em sala de aula.

De acordo com a gerente de Produção de Material da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Alessandra Oliveira de Almeida, as turmas monitoradas estão encerrando ciclos do Ensino Fundamental, por isso, faz-se necessária a implementação de métodos para a verificação do conhecimento obtido pelo aluno.

A aplicação dos simulados começa a partir do mês de março, mas está sujeita a alterações devido à pandemia do novo coronavírus, conforme adiantou a gerente.

Confira o cronograma: 

FOCO NA APRENDIZAGEM DATA DE APLICAÇÃO
SIMULADO 1 – 29 de março
SIMULADO 2 – 12 de maio
SIMULADO 3 – 24 de junho
SIMULADO 4 – 30 de agosto
SIMULADO 5 – 28 de setembro

Ideb

No Brasil, o monitoramento das escolas e das redes de ensino é feito por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Criado em 2007, o Ideb relaciona o desempenho dos estudantes em avaliações externas de larga escala com dados do fluxo escolar. O Ideb agrupa os resultados do fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Essas avaliações são utilizadas na implementação das políticas públicas e, por isso, importantes para o avanço da Educação no país.