Governo de Goiás começa a fazer Avaliação de Desempenho dos Diretores da Rede Estadual de Ensino de Goiás

Avaliações

08.07.2019

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, irá iniciar uma avaliação de desempenho dos diretores da rede estadual de ensino do estado. O Projeto Ressignificar, como foi nomeada a avaliação, tem como objetivo melhorar a qualidade da educação, colaborar para a tomada de decisões, aferir os resultados, medir os esforços, propor alteração de rotas, certificar e reconhecer a qualidade da gestão, oferecer formação continuada e cumprir à determinação da Lei nº 20.115, de 06 de junho de 2018, a qual condiciona o cumprimento integral do mandato à aprovação da gestão, mediante o Processo de Avaliação, conforme os critérios descritos no seu Anexo Único.

Em agosto serão avaliados os diretores das unidades escolares que possuem escolarização e que estão no exercício da função há, no mínimo, três (03) meses. Serão avaliadas as dimensões administrativa, financeira, estrutural, comunitária e pedagógica. Os dados serão coletados através do Sistema de Avaliação da Educação de Goiás (SAEGO), Sistema de Gestão Escolar (SIGE), Sistema Administrativo e Pedagógico (SIAP), formulário próprio coletado in loco, e processados no Sistema de Avaliação do Diretor (SAD), ferramenta criada pela Superintendência de Tecnologia para este fim.

Estão previstas ações para os diretores que não alcançarem a pontuação mínima de 60 pontos e para os que obtiverem pontuação acima de 90 pontos na avaliação. De acordo com a gerente de Acompanhamento e Avaliação do Desempenho do Servidor da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Jurisleya Pinheiro de Melo Bernardo Lôbo, o Projeto Ressignificar não tem o objetivo de somente avaliar os diretores. “Não trabalhamos apenas com a avaliação pela avaliação, nosso objetivo é dar novo significado à gestão. Por isso, apresentamos a proposta de avaliação para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), que compreendeu e validou o projeto”, explicou.