Governo de Goiás avança no cronograma do concurso da educação para mais de 5 mil vagas

Goiás

25.04.2022

Professores que queiram ingressar na rede pública estadual de ensino de Goiás já devem estar se preparando para o Concurso Público da Educação que tramita nos órgãos competentes e dá seguimento ao cronograma com previsão da realização das provas no último trimestre deste ano. Serão 5.050 vagas para todas as áreas do conhecimento e atuação em todo o Estado.

Conforme o cronograma de realização do certame, até junho deve ser contratada a Banca Executora, nos meses de julho e agosto devem ocorrer a elaboração e publicação do edital e, a partir de setembro, virão as inscrições e a realização das provas. O resultado final está previsto para ser divulgado no início de 2023, no mês de fevereiro. 

Maior concurso em mais de uma década

Este será o maior concurso público realizado na Educação estadual nos últimos 12 anos. E vai suprir vagas que são oriundas do aumento de demanda da rede. Em 2019 foi feito o chamamento de 500 professores aprovados no concurso realizado em 2018 e que, ainda, não tinham sido convocados.  

A partir de 2020, a Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) começou a fazer todo o levantamento interno de necessidade de vagas para a elaboração de um novo concurso público. Em 2021 foi criada uma comissão que passou a se reunir semanalmente para definir como seria o certame.

Em agosto de 2021 foi fechado o quantitativo de vagas por áreas de conhecimento a serem ofertadas. O processo seguiu, então, para a análise das demais Pastas da administração estadual. Após todos os trâmites, no final de 2021, o concurso da Educação foi autorizado.

A rede estadual

O concurso do Governo de Goiás para a contratação de professores para as unidades escolares estaduais é realizado por meio das secretarias de Estado da Educação (Seduc), da Administração (Sead), da Economia e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Os professores aprovados integrarão a rede pública estadual que, atualmente, conta com 1.012 instituições de ensino e atende 510 mil estudantes do Ensino Fundamental, sobretudo do 6º ao 9º ano, do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do ensino especial.

São 40 Coordenações Regionais de Educação (CRE) que alcançam e contemplam os 246 municípios goianos e seus distritos. Os novos professores efetivos das escolas estaduais encontrarão novas escolas, escolas reformadas, equipadas e preparadas para os desafios do século 21.

A rede estadual de Goiás, 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), recebeu, desde 2019, recursos que chegam a R$ 3,7 bilhões, bastante significativos para os avanços na gestão das escolas e, principalmente, na consolidação de políticas públicas estruturantes para a melhoria da Educação com vistas à formação para a vida.

Para o Governo de Goiás, a Educação pública estadual é prioridade.