Governo de Goiás amplia aulas não presenciais com uso da Rádio Escola no socioeducativo

Rede Educação

25.05.2020

Em webconferência realizada nesta sexta-feira, 22, a secretária Fátima Gavioli fez a abertura da reunião para cerca de 720 pessoas online, entre coordenações regionais e unidades escolares, que puderam conferir as estratégias da superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais, para o ensino direcionado aos socioeducandos e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc, Marcos Pedro da Silva, explicou aos coordenadores regionais e unidades escolares presentes na reunião online, que devido à impossibilidade dos jovens privados de liberdade em terem acesso à videoaulas, a rádio escola é uma alternativa para uma melhor assimilação aos conteúdos das aulas e atividades pedagógicas por esses jovens.

“A gente acredita que o áudio auxilia no desenvolvimento cognitivo dos alunos. A tecnologia indireta garantirá o processo de ensino-aprendizagem mesmo em período de pandemia”, ressaltou Marcos Pedro.

A gerência de Socioeducação fará o acompanhamento dos planos de aulas, conteúdos e das tarefas elaboradas pelos professores de cada componente curricular. Além de instruir, tirar possíveis dúvidas e avaliar o andamento do projeto. Esses documentos serão disponibilizados em Google Drive e de dispositivo móvel para a equipe multiprofissional das unidades socioeducativas, geridas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que parceira da Seduc no projeto na área de socioeducação.

Educação à distância como aliada na EJA

Enquanto as aulas presenciais continuam paralisadas até o dia 30 de maio, em cumprimento ao Decreto nº 9.653, de 19 de abril de 2020, e seguindo a Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde nº 07/2020, até o dia 30 de maio, a Seduc se antecipa com recomendações gerais as escolas, ante a possibilidade de extensão do regime especial de aulas não presenciais.

A superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais da Seduc, Núbia Rejaine, intermediou a reunião online, que ofereceu informações prévias do documento que será na próxima semana, via o Sistema Eletrônico de informações (SEI), por meio da sexta orientação quinzenal, referente ao mês de junho. Ela alertou para a união da equipe para se evitar a evasão da EJA. Além disto, ela agradeceu as coordenações regionais, que encaminharam as perguntas para a live em tempo hábil e pela presença na reunião.

“Nosso foco agora é encerrar o primeiro semestre e garantir que o maior número de alunos consigam fazer as avaliações pela internet e para os alunos que não possuem esse acesso, que a Seduc possa atendê-los de modo organizado e o mais seguro possível”, frizou a superintendente, dando destaque às medidas preventivas direcionadas pelo Governo do Estado de Goiás, via secretaria de Saúde, a fim de evitar o contágio pelo coronavírus no ambiente escolar.

A superintendente garantiu aos internautas presentes, que a Educação de Jovens e Adultos permanecerá e que modalidade de ensino a distância (EJATEC) vem para ampliar o acesso dos alunos ao ensino, que por meio de uma plataforma digital bem estruturada, será possível mesmo em momento de pandemia, que os alunos consigam concluir suas aulas e avaliações.

O gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sammy Tannous, respaldou a comunidade escolar quanto ao encerramento do primeiro semestre referente à modalidade EJA. Em relação ao encerramento do semestre letivo para a EJA presencial, Sammy Tannous, que a Seduc encaminhará às unidades escolares uma sugestão de calendário a ser seguido e também, um tutorial para auxiliar os professores na elaboração e aplicação de provas pelo Google Drive.

“A ideia em primeiro momento para as avaliações online é de se reduzir a quantidade de alunos que farão a prova de modo presencial”. Aqueles alunos remanescentes que não foram alcançados pela prova online ou não têm acesso farão a avaliação presencial, esclareceuTannous. Ele complementou ainda, que as avaliações presenciais serão efetuadas por meio de um escalonamento, com agendadas e com as devidas regras básicas de saúde para a escola e os alunos.

Sobre a EJATEC, o gerente informou que a Seduc efetuou uma pesquisa com as unidades escolares, para saber quais escolas tinham condição de receber o projeto da segunda etapa e da ampliação da terceira etapa.
As avaliações que seriam presenciais na EJATEC, devido a pandemia, haverá precedentes de serem realizadas 100% do ambiente virtual para a realização das provas.