Governo de Goiás amplia atendimento do Caic de Novo Gama

Novo Gama

15.07.2019

Mais uma iniciativa do Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás vai resultar em um importante benefício para as famílias que residem em Novo Gama, no entorno do Distrito Federal. Atendendo um pedido da primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, a secretária Fátima Gavioli decidiu manter em funcionamento o Caic Novo Gama. 

A unidade educacional corria risco de fechar suas portas no segundo semestre deste ano por estar instalada em terreno particular, o que, segundo a legislação, impede a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) de investir recursos públicos na melhoria da infraestrutura da escola. 

“Esse Caic necessita sim de uma reforma, mas o parecer técnico da Superintendência de Infraestrutura da Seduc comprovou que o espaço oferece todas as condições necessárias para continuar atendendo a comunidade, que é muito carente de vagas, já que escola pública mais próxima fica a 3 km de distância. Então decidimos pelo funcionamento da unidade até resolvermos essa parte burocrática para iniciar as reformas”, explica o subsecretário de Governança Institucional, Avelar Lopes de Viveiros. 

Ampliação de vagas 

Uma outra decisão da secretária Fátima Gavioli que agradou às famílias que moram próximo ao Caic, foi a notícia de que, a partir de agosto, a escola voltará a funcionar em turnos regulares e não mais em tempo integral. A mudança ampliará substancialmente o número de vagas ofertado tanto para turmas do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. 

“A comunidade demandava por essas novas vagas e era preciso darmos uma resposta a essa necessidade. Como escola em tempo integral, o Caic atendia uma quantidade muito pequena de alunos em uma região densamente povoada”, afirma a coordenadora regional de Educação de Novo Gama, Carla Moreno.

Segundo ela, logo na primeira semana em que a comunidade soube do retorno dos turnos regulares e do aumento de vagas foram mais de 300 solicitações de matrículas para a unidade. Carla Moreno destaca ainda que, por conta da demanda crescente, existe uma grande possibilidade do Caic funcionar em três turnos. 

A coordenadora regional ressalta ainda que a decisão de transformar o Caic Novo Gama em escola em tempo integral, anunciada pelo governo passado no final de 2018, foi uma mudança que contrariou o desejo das famílias que tinham filhos matriculados na unidade de ensino. 

Carla Moreno lembra que como escola em tempo integral, o Caic estava atendendo apenas 223 alunos e com a volta dos turnos regulares será possível ampliar consideravelmente o número de vagas.