Goiás
17.11.2021Equipamentos serão destinados ao Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), que faz a produção de materiais adaptados para alunos da rede pública. Investimento total é de R$ 81 mil
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) adquiriu duas novas impressoras em braille para o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP). Os equipamentos auxiliarão na produção de materiais adaptados para alunos com deficiência visual da rede pública estadual de ensino.
A aquisição das impressoras foi feita em função da demanda do CAP, instituição jurisdicionada à Seduc e que, atualmente, conta com apenas uma impressora em braille emprestada do munícipio. Foram destinados R$ 81.480,00 para a ação que beneficiará todas as 223 pessoas atendidas pelo centro.
O gerente de Educação Especial da Seduc, Weberson de Oliveira, explica que os equipamentos são essenciais para a Educação Especial de Goiás. Isso porque são esses materiais pedagógicos adaptados e impressos em braille que serão utilizados nos processos de aprendizagem dos estudantes, em especial daqueles que estão sendo alfabetizados no sistema de escrita e leitura tátil ou que estão nos anos iniciais da escolarização.
Além da rede estadual, as novas impressoras do CAP possibilitarão o atendimento a pessoas com deficiência visual de outras redes de ensino e que demandam conteúdos adaptados. Esse serviço e outros serviços já são prestados pelo centro a escolas de todo o estado, mas deve ser ampliado com a chegada dos novos equipamentos.