Democracia
01.02.2016O Governo do Estado,
por meio da Secretaria da Educação, nomeou os novos diretores e
vice-diretores das escolas estaduais, em publicação no Diário Oficial
deste sábado (30). Os novos dirigentes foram eleitos em 2015, em um
processo que teve 55% dos votos dos estudantes, pais e responsáveis,
fortalecendo o processo democrático nas escolas e aumentando a
participação das famílias na escolha da gestão escolar. Os novos
dirigentes irão tomar posse antes do início do ano letivo, que começa no
dia 15 de fevereiro.
Como forma de contribuir com a gestão das escolas, a Secretaria da
Educação do Estado irá promover capacitação dos novos diretores e vices,
além de acompanhar e monitorar a execução dos planos de gestão que
foram apresentados pelos dirigentes como metas na campanha para as
eleições. As metas estão relacionadas aos indicadores educacionais que
os diretores e vices pretendem alcançar nos dois anos de gestão e dizem
respeito, por exemplo, à aprovação, avanços do aluno na escola e
melhorias na própria unidade escolar.
Reeleito diretor pela comunidade escolar, do Colégio Estadual Ruben
Dário, em Salvador, Lázaro Pimenta afirma que “esse estreitamento com a
Secretaria vem para somar, pois, contribuirá para que todas as nossas
atividades tenham resultados mais positivos”. Já Manoel Barbosa de
Jesus, reeleito no Colégio Estadual Hermes Miranda do Val, no município
de Simões Filho, considera de grande importância a parceria com a
Secretaria. “Não temos dúvida de que quem ganha mais com isso são os
estudantes, o que também garante que nossas tomadas de decisões sejam
mais ainda favoráveis à melhoria do ensino e da aprendizagem dos
estudantes”, destaca.
Capacitação
O superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da
Educação do Estado, José Sérgio Carvalho, destacou que as capacitações
serão realizadas nos Núcleos Regionais de Educação durante todo o ano
letivo. “A Secretaria estará sempre próxima do gestor, para contribuir
com o seu desempenho em cada escola para que possamos avançar na
educação dos nossos alunos. Nós temos feito um trabalho no sentido de
buscar dar as condições necessárias para que o gestor tenha uma gestão
de qualidade na sua trajetória”, afirma.
O superintendente acrescenta que, com o processo eleitoral, houve um
aumento da participação da família e dos alunos, o que muito positivo.
“Nós temos estruturas nas escolas como o colegiado escolar e líderes de
classe, que reforçam a participação da comunidade na escola. A nossa
expectativa é fomentar, cada vez mais, esta participação que vai ser um
elemento motivador e norteador da melhoria da gestão escolar”, conclui
José Sérgio Carvalho.