Governo cria curso técnico em Instrumento Musical na EEMAN e lança edital com 30 vagas

Paraíba

10.08.2021

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, lançou nessa segunda-feira (09),  pelo canal da Secretaria de Educação no youtube, o edital com 30 vagas para o Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). As inscrições começam nesta terça-feira (10) e vão até o dia 15 de agosto pelo link https://forms.gle/fFWHqGXf2x7Vp7s88. Acesse o edital.

A criação do curso é um marco porque até o momento a EEMAN oferecia apenas cursos livres. O curso técnico subsequente  possibilita que em dois anos o aluno receba o certificado de Técnico em Instrumento Musical. A primeira turma do curso terá o nome ‘Turma José Siqueira’, em homenagem ao compositor e maestro  paraibano José Siqueira. 

Durante a live, o Governador João Azevêdo destacou a importância do edital. “Essa é mais uma política voltada para os nossos jovens de inclusão social, de aperfeiçoamento de grandes talentos que a nossa Paraíba possui, e é na nossa gente que estamos investindo, porque sabemos do potencial que temos, do nosso valor cultural, do poder transformador da arte e do fortalecimento da cidadania. Meu desejo é que nossos jovens voem cada vez mais alto, que sonhos sejam realizados, que metas sejam alcançadas e nós estamos aqui para seguir esse caminho junto a vocês”, disse.

O Secretário de Educação Claudio Furtado, enfatizou a criação do curso como um marco em comemoração ao aniversário da Escola de Música. “No ano em que EMAN completa 90 anos, estamos lançando este edital para o curso técnico subsequente em Instrumento Musical. Os estudantes que se interessam pela área da música terão essa oportunidade de se profissionalizar. Esse é um conjunto de ações na área musical, além do EMAN, temos o Programa de inclusão pela música, o Prima, temos nossa Orquestra Sinfônica Jovem que cumprem um papel muito bonito e são reconhecidas a nível nacional e internacional. Esse curso veio exatamente aperfeiçoar os nossos jovens que tem talento na música para que eles possam escolher uma das opções existentes no edital, e assim seguir carreira na música”, falou.

A live contou com a participação  do Governador João Azevêdo, por vídeo; do Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado; do regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e Professor da EMAN, Maestro Luiz Carlos Durier; do diretor da EEMAN, Moésio Porfírio; e do Consultor do Núcleo de Projetos Especiais da Gerência Executiva de Educação Profissional (GEEP), Wagner Videres.

Poderão participar da seleção estudantes que já terminaram o ensino médio em escolas públicas e privadas. As vagas serão distribuídas de forma proporcional, sendo 18 vagas para estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública; 06 para estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede privada e 06  para estudantes portadores de deficiência. 

Os instrumentos musicais ofertados para esta seleção são: bateria, cavaquinho, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, flauta transversal, guitarra elétrica, piano, percussão, sanfona, saxofone, trombone, trompete, viola, violão, violino e violoncelo, obedecendo a ordem de classificação e o número de vagas disponíveis. 

O processo de seleção se dará a partir da avaliação dos vídeos enviados no ato da inscrição. Os candidatos deverão postar todos os vídeos solicitados no Youtube (peça de livre escolha, solfejos melódicos e os solfejos rítmicos), e inserir os links nos campos indicados.

A lista de aprovados será divulgada no dia 31 de agosto no site do Governo da Paraíba https://paraiba.pb.gov.br.

As matrículas poderão ser realizadas do dia 02 a 10 de setembro pelo site da EEMAN (www.eemanpb.com.br). O curso será realizado no turno da noite na Escola Estadual de Música com duração de dois anos. A previsão de início das aulas será dia 13 de setembro de 2021. 

Escola de Música - A Escola Estadual de Música Anthenor Navarro é referência e tradição no campo do ensino musical no estado da Paraíba. No ano de 2021, a escola traz a novidade com o Curso Técnico em Instrumento Musical na modalidade Subsequente. Quem já concluiu o Ensino Médio em instituição pública e privada e possui conhecimento na área musical, poderá se inscrever no edital e concorrer a uma das 30 vagas. Os estudantes poderão escolher um instrumento entre as 4 possibilidades: instrumentos de cordas, teclas, sopro e percussão.

Artista José Siqueira -  O músico nasceu em Conceição, no Sertão paraibano, foi reconhecido com mérito no Brasil e no exterior, tendo sido regente de importantes orquestras sinfônicas. Idealizou e criou a Ordem dos Músicos do Brasil, assumindo a sua Presidência (1960). Fundou a Orquestra Sinfônica Nacional  em 1961 e a Orquestra de Câmara do Brasil  em 1967.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/governo-cria-curso-tecnico-em-instrumento-musical-na-eeman-e-lanca-edital-com-30-vagas