Governo cria comissão de monitoramento e avaliação da execução do Plano Estadual de Educação de Goiás

Seduc Goiás

27.05.2019

Em vigor desde julho de 2015, o Plano Estadual de Educação de Goiás (PEE) para o decênio 2015/2025 reúne 21 grandes metas a serem alcançadas até 2025 pela Educação pública ofertada no Estado.

De acordo com a Lei Nº 18.969, que aprovou o PEE, em seu Art. 4º, cabe à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, ao Conselho Estadual de Educação (CEE) e ao Fórum Estadual de Educação (FEE) o monitoramento contínuo e avaliações periódicas da execução do PEE e do cumprimento de suas metas.

Neste sentido, o Governo de Goiás, por meio da Seduc, criou, agora em maio, uma comissão para dar andamento efetivo nesse trabalho de monitoramento e avaliação do PEE. A representante da Seduc, Léa Rosane Barcelos, coordena a comissão composta por oito membros, sendo quatro titulares e quatro suplentes, dois de cada um dos entes designados pela Lei.

Além da coordenadora, Léa Rosane, Sueid Mendonça de Carvalho integra a comissão representando a Seduc como suplente. Os demais membros da Comissão são: Lueli Nogueira Duarte da Silva (titular) e Aleir Ferraz Tenório (suplente), do FEE; Elcivan Gonçalves França (titular) e Eduardo Reed (suplente), do CEE; e, Suely Vieira Lopes (titular) e Luciano Gomes Lima (suplente), da Alego.

TrabalhoDe acordo com a coordenadora, o trabalho a ser implementado pela comissão deverá partir de um diagnóstico da situação atual da execução do PEE com vistas a, efetivamente, se buscar as melhorias e avanços na Educação em Goiás. “O que fazer para avançarmos nas políticas públicas para a Educação que propusemos no PEE 2015/2025 deve nortear o trabalho da comissão”, destaca Rosane.

Outras ações também a cargo da comissão, contemplam, além do monitoramento do cumprimento das metas propostas, a divulgação e a transparência na publicidade de resultados desse monitoramento e das avaliações quanto ao alcance dos objetivos propostos, de forma que toda a sociedade conheça e possa acompanhar a implementação do PEE. A comissão, neste momento, chama os parceiros e, principalmente, busca a interlocução das instituições e esferas responsáveis pela Educação em Goiás.