Governo celebra 50 anos de fundação do Centro Estadual de Tempo Integral Professor Joca Vieira com modernização

Piaui

02.06.2023

Prestes a completar 50 anos de fundação, a comunidade escolar celebra, nesta quinta-feira (01), a inauguração da reforma, ampliação e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Joca Vieira, localizado no bairro dos Noivos, zona leste de Teresina.

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, ao lado do secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, conheceu a nova estrutura e os dois gestores conversaram com os estudantes sobre a modalidade de ensino que permitirá mais tempo na escola para usufruir do ensino voltado à cultura e ciências.

Com a reforma e os novos cursos, a escola vai trazer novas oportunidades para os estudantes. “Continuamos a marcha da universalização das escolas de Tempo Integral. Onde tiver Ensino Médio, até 2025, na capital e no interior, nós teremos ampliação para o Tempo Integral. Ou seja, o aluno vai ficar mais tempo na escola, mas ele vai aprender mais e vai ter mais chance de ingressar na universidade. Além disso, teremos nessas escolas cursos técnicos agregados ao currículo nas mais diversas áreas que estão apontando para o futuro, como a área da Tecnologia da Informação, da Agrotécnica, que é o caso das escolas do campo, na parte de Energia Limpa, de Turismo e da Saúde. E tudo isso vai impactar fortemente na comunidade”, comentou o governador Rafael Fonteles.

No CETI Professor Joca Vieira, os 250 estudantes matriculados passam a ter à disposição 12 salas de aula, Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática, auditório, refeitório e cozinha. A reforma contemplou ainda a renovação dos banheiros, da Diretoria e Secretaria, da quadra com vestiário, dentre outras adequações, além da aquisição de materiais e equipamentos. Ao todo, foram investidos na escola mais de 1 milhão e meio de reais. “Junto com o Governador Rafael Fonteles e toda a nossa equipe da Seduc e da escola, inauguramos a reforma, ampliação e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Joca Vieira, para fortalecer a qualidade do ensino e ampliar as oportunidades para os estudantes, seguindo o modelo estrutural e pedagógico que queremos expandir em toda a Rede Estadual de Educação”, explica o secretário da Educação Washington Bandeira.

Expansão do Ensino Profissional

Com o ensino de Tempo Integral, os estudantes terão o curso de Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em Inteligência Artificial. A escola já desenvolve projetos como o Sarau Literário, a Gincana Interventiva da Matemática, Interclasse, Feira do Conhecimento, bem como as atividades direcionadas ao Enem, como o Novo Pré-Enem Seduc, além de revisões da própria escola. “Com a universalização do Ensino de Tempo Integral com Ensino Profissional nas escolas da Rede Estadual, vamos fortalecer a aprendizagem, melhorar ainda mais os resultados do IDEB e facilitar o ingresso dos estudantes no mundo do trabalho. Vamos continuar otimizando as nossas escolas para que elas sejam grandes centros de oportunidades e de construção do protagonismo juvenil”, completa Washington Bandeira.

Representando os estudantes do Ceti, a estudante Andressa Maria Santos discursou na solenidade e contou um pouco da sua trajetória de vida que está sendo moldada pelo seu empenho aos estudos. “Em nome de toda a comunidade escolar queremos agradecer por este prédio entregue com uma reforma ampla e ensino de qualidade para atender todas as demandas dos estudantes, além de inserir os estudantes nas universidades e no mercado de trabalho. Acordo todo dia às 5 horas da manhã motivada para vir à escola em busca dos meus sonhos. A semente está plantada, regada e eu tenho certeza de que dará bons frutos para uma construção de uma sociedade melhor. Sabemos da trajetória do governador Rafael Fonteles através da educação e somente ela é capaz de mudar nossas vidas”, discursou Andressa, emocionando os presentes.

Natural do estado do Maranhão, este é o primeiro ano da estudante Lorena Castro, no Ensino Médio, e ela declara ser importante investir em espaços que possam atender os estudantes para além da sala de aula. “A entrega desta escola nova tem uma importância enorme, tanto pelo nosso aprendizado, como na parte de conforto já que nós passamos o dia inteiro estudando. Dos espaços que vi, gostei de como as salas estão equipadas e de ter os laboratórios com materiais novos para ir além da sala de aula durante os trabalhos da escola, seja de internet ou artes visuais”, declarou a aluna.

Ferdinand Francisco Nascimento iniciou seus estudos no CETI Joca Vieira e tornou-se professor da escola. Hoje como gestor, ele tem acompanhado as mudanças e celebrado uma nova fase para a escola. “Tenho uma história de vida que se confunde com esta escola hoje entregue. Vivenciei muitas fases pois fui estudante, professor e hoje diretor. Finalmente temos uma escola bem estruturada e organizada com o aumento de laboratórios. Temos um espaço digno para contribuir para a produção do conhecimento, com todas as ferramentas necessárias para repassar o conteúdo aos estudantes”, comemorou o gestor.