Governo apresenta programa Criança Alfabetizada ao prefeito eleito de Calçoene

No Amapá

15.12.2020

Por Valdeí Balieiro


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) recebeu o prefeito eleito do município de Calçoene, Reinaldo Barros, para tratar sobre o programa Criança Alfabetizada (PCA), que traz estratégias com o objetivo de alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa. O projeto é desenvolvido em regime de colaboração com os municípios.

O encontro com o prefeito foi mais uma atividade do Circuito Educação. Barros recebeu uma cópia do Referencial Curricular Amapaense do Ensino Fundamental e Educação Infantil (RCA), além de um relatório produzido pelos técnicos da Seed com as ações específicas do PCA no município de Calçoene.

“Tratamos sobre educação do município. Fiquei muito feliz em conhecer o programa e, com muita responsabilidade, o colocaremos em prática. A intenção é melhorar a aprendizagem das nossas crianças e a qualidade da educação em Calçoene”, disse o fututo prefeito.

A secretária da pasta, Goreth Sousa, detalhou como funciona o programa e pontuou as ações já realizadas no município, com a formação de professores, entrega de materiais didáticos e os resultados das avaliações de fluência dos estudantes.

“Nosso engajamento está comprometido também com todos os estudantes do Amapá. Por isso, é importante conversarmos com os gestores municipais para mostrar que eles poderão contar com a gente para garantir uma educação de qualidade”, comentou Goreth.

Circuito Educação

O Circuito Educação é um programa desenvolvido pela Seed e criado para acompanhar de perto as demandas de cada município no âmbito da educação. Com isso, equipes técnicas da secretária percorrem todos os 16 municípios do estado e tratam sobre educação e apresentam programas que podem ser adotados pelas gestões municipais em regime de colaboração.

Programa Criança Alfabetizada

O Criança Alfabetizada oferta formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares; material didático complementar; avaliação permanente da aprendizagem dos estudantes; acompanhamento e monitoramento do processo ensino aprendizagem, além de cooperação e incentivos.

Este ano, mesmo com a pandemia, aconteceram três formações continuadas aos professores alfabetizadores municipais, formação de gestores, assessoramento técnico e entrega de materiais didáticos.

O programa é apoiado pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum.