Governo anuncia curso técnico de Guia de Turismo em escola pública estadual

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

23.05.2019

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, na última segunda-feira, dia 20, a implementação do curso Técnico de Guia de Turismo, que será ofertado no Colégio Estadual Antônio Prado Júnior, na Praça da Bandeira, na capital. A iniciativa será desenvolvida por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Turismo.

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Witzel, juntamente com o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, e o secretário de Turismo, Otavio Leite.

– Costumo dizer que o turismo é o novo “petróleo” do estado do Rio. Temos o planejamento de trazer, até 2022, mais de 4 milhões de turistas e, para isso, vamos precisar de profissionais especializados neste setor. Portanto, vamos gerar oportunidades de ensino para que tenhamos esses profissionais qualificados oriundos da rede estadual de Educação – declarou o governador Wilson Witzel.

O curso será dividido em quatro módulos: Básico, Agência, Hotelaria e Guia de Turismo. As aulas serão no período noturno. O conteúdo é variado, com disciplinas de Geografia Aplicada ao Turismo; Turismo e Sociedade; Técnicas de Comunicação e Expressão; Fundamentos da História da Arte; Roteiros Brasileiros; Tecnologia Aplicada ao Turismo; Administração; Relações Humanas, além de Espanhol, Inglês e Francês.

– O curso é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, para quem quer mudar de profissão e acreditamos que terá uma boa procura, principalmente por ser ofertado em uma das cidades mais turísticas do mundo – disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

Para ingressar no curso de Guia de Turismo, o candidato deve ter Ensino Médio completo. Depois de formado, o estudante poderá trabalhar em agências de turismo, feiras de eventos, hotéis, pousadas, albergues, entre outros lugares.

– O curso de Guia de Turismo é uma porta que se abre para muita gente que tem aptidão, que tem vocação, mas, no entanto, não tem condições financeiras para isso. Essa será uma conquista importante para o turismo do Rio de Janeiro. Nós, da Secretaria de Turismo, juntos com a Secretaria de Educação, vamos nos empenhar para resgatar esse curso – finalizou o secretário estadual de Turismo, Otavio Leite.