Governo de Roraima anuncia concurso com 1000 vagas para professor indígena

Roraima

15.12.2021

Empenhado em transformar a Educação de Roraima, o governador Antonio Denarium anunciou nesta terça-feira, 14, o concurso público para contratação de professor da Carreira do Magistério da Educação Indígena. 

O anúncio ocorreu na sala de reuniões do Palácio Senador Hélio Campos com a presença da secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo, representantes da Opirr (Organização dos Professores Indígenas de Roraima), deputadas estaduais Lenir Rodrigues e Catarina Guerra, lideranças indígenas, professores e servidores da educação indígena.

Serão ofertadas 1.000 vagas para contratação imediata e cadastro reserva, sendo 964 vagas para ampla concorrência e 36 para PcD (Pessoa com Deficiência).

“O concurso específico e diferenciado é mais um grande investimento na Educação Escolar Indígena e demonstração de respeito com as especificidades da educação do nosso Estado que conta com 253 escolas e mais de 17 mil alunos indígenas matriculados. Esse era um concurso cobrado e esperado pelos professores indígenas há 19 anos e que está se tornando realidade na minha gestão”, destacou o governador Antonio Denarium.

Do total das 1.000 vagas ofertadas, 300 são para cargos de Magistério Nível Médio Completo com salário inicial de R$ 3.004,80 e jornada de trabalho de 30 horas semanais. As outras 700 vagas são para cargos de Nível Superior com salário inicial de R$ 3.782,94 e jornada de trabalho de 30 horas semanais.

O concurso terá prazo de dois anos prorrogável por igual período e contará com provas objetivas, redação e avaliação de títulos.

“Mais um compromisso do governador Antonio Denarium com a educação de Roraima, e especificamente com a educação escolar indígena. Os professores estavam aguardando e se preparando para esse momento. Em breve teremos novos docentes indígenas no quadro efetivo do Estado”, ressaltou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

De acordo com Enilton André, presidente da Opirr, este é um momento histórico para os povos indígenas. “Estamos há 19 anos na busca desse importante concurso, que com certeza será um grande benefício para nossos alunos, que vão contar com professores habilitados e efetivados. Para o movimento indígena esse é um momento histórico”, destacou o professor Enilton.

A banca contratada pelo Governo do Estado, que será a responsável pela organização de todas as etapas do Concurso Público, é o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional).

Todos os detalhes do certame como conteúdo cobrado nas provas, requisitos para concorrer ao cargo, cronograma, valores das taxas de inscrição, entre outros, estarão dispostos no edital que será publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) no site www.imprensaoficial.rr.gov.br, e também no site do Idecan (www.idecan.org.br).

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Secom