Governo amplia espaços de integração para educadores nas escolas de Santana

No Amapá

15.12.2020

Por Valdeí Balieiro


O Governo do Amapá instalou nesta sexta-feira, 11, a Sala de Planejamento e Práticas Pedagógicas nas escolas estaduais Professor José Barroso Tostes e Professor José Ribamar Pestana, no município de Santana. A novidade faz parte de um projeto criado em setembro pela Secretaria de Estado de Educação (Seed) que cria um ambiente com mais recursos tecnologicos  para um contexto educacional.  Agora, das 32 escolas estaduais da cidade, 11 contam com o espaço.

Governo do Amapá inaugura espaço de integração para educadores

A Escola José Barroso Tostes concluiu a sua sala a fim de utilizar tecnologias de maneira criativa e inovadora com objetivo de facilitar o processo de aprendizagem do estudante.

“Será um espaço que acolherá com mais dignidade os educadores, oferecendo a eles ferramentas que, em conjunto com os demais envolvidos no processo, irão construir, reinventar, partilhar novos saberes. Será também um espaço de transformação”, comentou Rita Souza, coordenadora pedagógica da escola.

Para Andreia Silva, gestora da Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana, a sala é mais um recurso que os educadores poderão utilizar com intuito de melhorar as suas aulas e a relação com os estudantes.

“Nossos professores terão recursos digitais e um espaço para que possa fazer a sua pesquisa e melhorar a sua aula e relação com os alunos. Sabemos que o momento é atípico e exige muito de cada um de nós, mas estamos nos adaptando e conseguindo mecanismos para seguir”, disse Andreia Silva

De acordo com a gestora da Seed, Goreth Sousa, esses ambientes são próprios para que os educadores possam compartilhar conhecimentos, ideias, opiniões e pontos de inspiração, além de proporcionar mudanças no papel do coordenador pedagógico.

“É o início uma grande mudança no papel do coordenador pedagógico e o resgate da sua importância. Eles devem agir como mediadores entre o currículo e os professores, bem como entre pais de estudantes e corpo docente. Além disso os professores poderão fazer desse espaço um local de troca de conhecimento, ideia e opiniões”, finalizou a secretária.