Paraíba
09.08.2016Os professores efetivos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba já podem se inscrever para concorrer a bolsas do Programa Gira Mundo Finlândia, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior – DEJ. A inscrição será realizada exclusivamente via internet, por meio do site WWW.fapesq.rpp.br até o próximo dia 22. O programa é fruto de parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE), com a Finlândia, com o objetivo de levar professores da rede estadual de ensino da Paraíba para desenvolverem atividades na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK – Häme Uiversity of Applied Sciences), na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia. Serão concedidas 20 bolsas, num investimento da ordem de R$ 410 mil.
O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, entrou em contato, na manhã desta terça-feira (9), por telefone, com o professor de História Carlos Alberto Ferreira dos Santos, um dos primeiros a se inscrever no projeto. Aléssio Trindade externou sua satisfação em falar com o docente e explicou a importância do intercâmbio com a Finlândia, por se tratar de um país que ocupa um dos primeiros lugares do mundo na qualidade da Educação. O secretário ouviu do professor Carlos, “que há algum tempo acompanha as experiências educacionais da Finlândia e por isso surgiu o interesse pelo projeto”. O educador leciona na Escola Técnica Estadual de João Pessoa.
Para o coordenador do projeto, Alexandre Fonseca D’Andrea, é importante que os professores participem, se inscrevam e aproveitem essa oportunidade de imersão num dos melhores sistemas educacionais do mundo. “A única exigência é a apresentação de um projeto, escrito em Português, onde o professor escolhe um dos quatro temas sugeridos. Toda orientação consta no edital onde tem um modelo de projeto”, explicou Alexandre.
Cada professor selecionado receberá uma bolsa mensal de 1.300 Euros. As bolsas terão duração máxima de dois meses, a partir do mês do embarque para a Finlândia. Além da bolsa, cada professor receberá um auxílio instalação no valor de uma mensalidade da bolsa, correspondente a 1.300 Euros; auxílio deslocamento também no valor de 1.300 Euros, e auxílio financeiro para o Seguro Saúde no valor de 300 Euros.
Estão aptos a concorrer professores que: possuem vínculo efetivo com a Rede Estadual de Educação Básica; estejam lotados na Secretaria de Estado da Educação; estejam no efetivo exercício da função docente e em sala de aula, em qualquer etapa e modalidade de ensino; e não terem sido aprovados para ir ao Canadá no Programa Gira Mundo promovido pela SEE para intercâmbio internacional.
Ao retornar ao Brasil, os professores terão seis meses para executar o Projeto de Desenvolvimento, no período de dezembro de 2016 a maio de 2017. Durante o período de execução, os professores participantes do “Gira Mundo Finlândia” serão assessorados pela Coordenação do Programa no Brasil e pelos professores finlandeses, que atuarão como facilitadores do processo. A avaliação do desempenho do professor será feita de modo contínuo e gradual, incluindo as etapas desenvolvidas na Finlândia e no Brasil.
O projeto deve gerar benefício para a escola e deve estar inserido em um dos quatro temas: Empreendedorismo; Aprendizado baseado em Projetos e Problemas; Ferramentas Digitais na Educação; e Educação Profissional. Das 20 vagas oferecidas nove são para professores da Zona da Mata (João Pessoa, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape), 6 do Agreste (Campina Grande, Cuité e Monteiro) e 5 para o Sertão (Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Pombal).
Inscrições – Será aceita somente uma inscrição por candidato. O professor deverá apresentar proposta de um Projeto de Desenvolvimento, que faça referência ao Plano de Metas e Projeto de Intervenção Pedagógica, da unidade escolar em que está lotado na Secretaria da Educação.