Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira visitam Ministério da Educação na Estônia

Piaui

05.04.2023

No último dia de compromissos na Estônia, o governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, conheceram as estratégias que tornaram a educação pública do país a melhor do Ocidente. Na última edição do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), avaliação trienal realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a Estônia apareceu em terceiro lugar, atrás apenas de Cingapura e Japão.

O objetivo da visita ao Ministério da Educação foi conhecer os pilares que embasam o sucesso da educação na Estônia. “A gente vê que a tecnologia ajuda nesse processo. Além de todas as ferramentas que são extremamente úteis, como professores qualificados e valorizados, o aluno com mais tempo na escola, a autonomia que os professores têm para desenvolver atividades extras, a tecnologia como uma forma de monitoramento diário dos professores, pais, alunos e gestores é a responsável por esse resultado importante que a Estônia obteve. Nós estamos empolgados e acredito que estamos seguindo na direção correta. A meta é que o Piauí se torne uma referência, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. O Piauí do futuro chegou”, destacou o governador Rafael Fonteles.  

De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, a proposta foi conhecer o modelo educacional adotado na Estônia para fazer a Educação do Piauí avançar para o primeiro lugar do Brasil nos exames de proficiência. “No Piauí, nosso foco também é a excelência. Estamos investindo em tecnologia e em várias ações para o fortalecimento da Educação, como o Acelera Seduc, que lançamos recentemente. Com essas iniciativas e aplicando experiências exitosas como a que conhecemos aqui na Estônia, vamos avançar para que nosso Estado tenha o melhor ensino público do país”, acredita o gestor.  

Lina Põld, secretária geral adjunta do Ministério da Educação Estoniano, que foi uma das anfitriãs na visita ao órgão, falou da satisfação em receber a comitiva do Piauí. “É uma grande honra para a Estônia e, é claro, para o Ministério da Educação e Pesquisa, receber a delegação do Brasil. Nós temos muitos contratos de Cooperação Internacional com países da Europa e também da Ásia, África e nas Américas do Sul e do Norte. A Estônia é um país realmente pequeno, mas conhecido pela tecnologia nos serviços públicos e também pelas escolas que têm um ótimo resultado na performance dos estudantes e nós queremos cooperar com todos os interessados em adquirir conhecimento das experiências estonianas”, pontua. 

Após a visita ao Ministério da Educação Estoniano, a comitiva conheceu de perto a Kindluse Kool, considerada a melhor escola pública do ocidente. Na escola, os alunos são estimulados desde cedo a desenvolverem a criatividade e recebem lições de empreendedorismo. Oportunidade de conhecer as práticas do ensino público estoniano que podem ser aplicadas no Piauí. Algumas delas já iniciadas, como o investimento na educação digital, no ensino técnico e profissional e ampliação das escolas de tempo integral. 

Foto de Oleg Hartsenko - XOfoto
Foto de Oleg Hartsenko - XOfoto