Educação do Piauí inauguram ampliação, modernização e climatização do CETI Paulo Freire, em Guaribas

Piaui

30.03.2025

O sábado (29) foi de festa para estudantes e servidores do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Paulo Freire, no município de Guaribas. O Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, entregaram a reforma de ampliação, modernização e climatização da escola, beneficiando 332 estudantes.

"Guaribas tem hoje uma das melhores escolas do Piauí e isso é só o começo. Sairão daqui jovens capazes de fazer daqui uma das melhores cidades do Piauí", atestou o governador Rafael.

O Centro de Tempo Integral passa a dispor de uma estrutura padrão ouro, com seis salas de aula, sala de Inovação e Tecnologia, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de mediação tecnológica, auditório, biblioteca, laboratórios de Ciências e Informática, vestiários, refeitório, quadra poliesportiva, subestação e climatização.

"Aqui, no CETI Paulo Freire, nós investimos mais de R$ 2,2 milhões na modernização, ampliação, climatização e aquisição de equipamentos. Uma escola referência no ensino de Inteligência Artificial para todo o Brasil e também casa de um dos times vencedores do primeiro Seduckathon. Estamos entregando uma escola padrão ouro, para que novos talentos floresçam por aqui e nos ajudem a desenvolver a região e o Piauí", afirmou o Secretário Washington Bandeira.

Estudante da 3ª série do Ensino Médio e uma das intercambistas do Seduckathon, a jovem Fabiana Duarte comemorou as intervenções realizadas na escola. Para ela, a climatização de todas as salas, laboratórios e biblioteca foi de fundamental importância para todos os alunos.
 
"A reforma traz muitos benefícios para nós, estudantes. De imediato, acredito que a climatização vai ter um impacto muito positivo, porque deixa nossa escola mais confortável para estudar. Por muitas vezes o calor é um fator que nos atrapalhava no aproveitamento das aulas", contou. 

De Guaribas para o mundo: estudantes se destacam em disciplinas de tecnologia

A nova estrutura chega para fortalecer a aprendizagem e o desempenho de uma das escolas mais promissoras da Rede Pública Estadual. Na sala de Inovação e Tecnologia as aulas de Inteligência Artificial (IA) ganham ferramentas que aproximam os estudantes do que há de mais moderno na área. Curiosa sobre o funcionamento dos óculos de realidade virtual, a estudante da 3ª série do ensino médio, Natasha Silveira, é só elogios aos novos espaços. 

"Tanto eu, quanto meus colegas de turma, amamos a sala de Inovação. As aulas prometem ser mais interativas, a gente vai ter um espaço melhor para estudar, com o auxílio dos nossos professores", comemorou.

Para a professora da disciplina de IA, Amanda Sousa, a nova sala é algo visto apenas em países desenvolvidos. "Eu fico muito feliz em receber uma estrutura desse porte. Parecia algo muito distante, coisa de país de primeiro mundo, e a nossa escola está sendo contemplada com ferramenta de primeira linha. Agora, eu vou poder trabalhar mais aulas práticas com os meus alunos, além da teoria", comemorou.