Governo do Piauí investe R$ 2 milhões em modernização de Centro de Educação Integral, em Teresina

Piaui

07.01.2025

O Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguraram a reforma, ampliação e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Mundim Ferraz, localizado no Parque Wall Ferraz, na zona Norte de Teresina. O investimento ultrapassou R$ 2 milhões em obras e equipamentos.

Com mais de 360 alunos matriculados, o CETI Mundim Ferraz oferece Ensino Fundamental nos anos finais, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A modernização da escola incluiu a criação de uma Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), novos laboratórios de Ciências e Informática, uma quadra poliesportiva, e melhorias nas salas de aula, biblioteca, vestiários e refeitório, além do reforço na climatização.

"O CETI Mundim Ferraz é mais uma escola no padrão de qualidade do ensino de Tempo Integral que vai atender à zona Norte de Teresina. Os alunos desta escola passarão a ter muito mais oportunidades de uma aprendizagem efetiva, tanto na educação básica como na educação profissional e técnica. É mais uma escola de Tempo Integral, mais uma transformação de vidas que vai acontecer a partir de agora, junto com os nossos professores e professoras da Rede Estadual", afirmou o Governador Rafael Fonteles.

O Secretário Washington Bandeira destacou o pioneirismo do Piauí na universalização do modelo de ensino em Tempo Integral. "Desde o início da gestão do Governador Rafael Fonteles, já inauguramos mais de 60 escolas com este padrão de Tempo Integral e atualmente temos mais de 300 obras em andamento. Agora, no início do ano, o Piauí vai se consagrar como o primeiro estado brasileiro a transformar todas as suas escolas de ensino médio em escolas de Tempo Integral, com cursos técnicos profissionais. Essa é uma inovação que representa uma verdadeira revolução na educação", ressaltou.

Durante a visita à escola, o Governador e o Secretário conheceram a produção de desinfetantes e aromatizantes realizada no Laboratório de Ciências. Matheus Sousa Araújo, junto aos colegas Luís Rangel e Maria Clara Lima, estudantes da 3ª série do Ensino Médio, apresentou projetos em desenvolvimento nas aulas, com experimentos na área da química.

"A entrega do laboratório é um incentivo a mais para nós que nos dedicamos à área de química e biologia. Conseguimos até ver o resultado do nosso trabalho com a produção dos aromatizantes, agora podendo executar na prática o que vimos em sala de aula", comentou Matheus.

A estudante Maria Gabriela da Conceição Silva, de 17 anos, expressou entusiasmo com o novo ano letivo e as melhorias na escola. "A renovação que a nossa escola recebeu fará a diferença nas aulas. Fiquei encantada com os livros novos da biblioteca e podemos até ampliar o Clube de Leitura", disse a aluna que irá para a 3ª série do Ensino Médio.

Essa inauguração marca o início de uma série de melhorias que estarão em andamento ao longo de 2025, com o compromisso de elevar ainda mais a qualidade da educação no estado.