Piaui
18.12.2024No município de Wall Ferraz (PI), a 329 quilômetros de Teresina, o Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, entregaram, nesta terça-feira (17), o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Clementino Martins após obras de reforma, ampliação, modernização e climatização. Com um investimento superior a R$1,7 milhão, a escola passou a contar com uma estrutura moderna e qualificada.
Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles destacou a importância de levar escolas de excelência a todos os municípios do Piauí. “Não queremos escolas de excelência em alguns locais, queremos escolas de excelência em todos os municípios do Piauí”, ressaltou o governador.
O CETI Clementino Martins recebeu melhorias significativas em salas de aula, biblioteca, laboratórios de Informática e de Ciências, quadra poliesportiva, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), refeitório e subestação elétrica. Todos os espaços foram climatizados.
A escola atende 249 estudantes do Ensino Médio em tempo integral e oferta, ainda, os cursos técnicos em Administração e Marketing Digital. Também integra a Universidade Aberta com curso de Bacharelado em Administração e o programa Alfabetiza Piauí, beneficiando alunos adultos e idosos.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforçou o compromisso de levar melhorias a todas as escolas do Estado, com foco no modelo de ensino integral. “Aqui temos uma escola de tempo integral com ensino profissional que já tem um curso técnico de Marketing Digital e com todos os espaços do modelo completo do tempo integral”, destacou Washington Bandeira.
Nicolly de Lima Pinheiro, estudante da 2ª série do Ensino Médio, já aplica os conhecimentos do curso técnico em Marketing Digital em seu próprio empreendimento. “Com as aulas de Marketing Digital entendemos melhor sobre as técnicas de empreendedorismo e já consigo até aplicar na minha empresa de design de unhas. O que vi no curso já faz a diferença sobre entender o mercado”, afirmou Nicolly.
Eloah Maria Rocha, que iniciará os estudos na 1ª série do Ensino Médio em 2025, destacou sua expectativa com a nova estrutura. “Estou muito ansiosa para estudar nessa nova escola a partir de 2025. Já fiz minha matrícula e espero me surpreender ainda mais durante o ano letivo", contou.
A diretora do CETI Clementino Martins, Marcelina Ferreira, agradeceu pela obra e enfatizou os impactos positivos para a comunidade escolar.
“Quero agradecer por essa grande obra. Tenho certeza de que agora vamos nos esforçar cada vez mais para melhorar a educação do Estado”, afirmou.
Educação que transforma
Com a nova estrutura, os estudantes terão acesso a um ambiente completo e inovador para o desenvolvimento de atividades que incluem educação financeira, robótica, aulas de programação, clubes de leitura, inteligência artificial, educação técnica e profissional, além das disciplinas tradicionais.
“É exatamente para garantir que esses meninos e meninas e até aqueles adultos e idosos que não tiveram oportunidade, mudem de vida para valer, tenham mais oportunidades. Viva a educação do Piauí!”, finalizou o Governador Rafael Fonteles.