Governador prestigia estudantes-atletas dos Jogos Estudantis de Goiás 2021

GO

13.10.2021

O governador Ronaldo Caiado prestigiou, na tarde desta sexta-feira (8/10), a cerimônia de entrega das primeiras medalhas dos Jogos Estudantis de Goiás – Edição 2021.  Na ocasião, foram premiados os estudantes vencedores nas modalidades de handebol masculino e feminino e seus respectivos professores. Ao lado da subsecretária de Governança Educacional, Selma Bastos, e dos superintendentes de Desporto Educacional, Arte e Educação, Italo Aguiar, e de Segurança Escolar, Coronel Mauro Vilela, Caiado ressaltou os cuidados que estão sendo adotados para que essa edição dos jogos ocorra de maneira segura.

De acordo com o governador, uma das principais novidades foi a disponibilização de espaço para acolhimento aos atletas das 33 delegações participantes.

“Antigamente, professores, professoras e atletas, cada um tinha que vir com aquele colchonete fininho, colocava no chão da escola e acordava no dia seguinte todo ‘quebrado’ para competir”, relembrou Caiado. “Hoje, vocês veem o respeito de nós pelos atletas. Hoje vocês estão hospedados em hotéis de qualidade para poderem ter as condições físicas para competir no dia seguinte”.

Toda a logística entre o hotel e os locais de competição também foi repensada de modo a assegurar a saúde e a segurança dos competidores. Ao chegarem em Goiânia, os estudantes recebem as credenciais com códigos de barras e kits com camisetas e itens de uso individual, que facilitam o controle de acesso aos locais das disputas. Além disso, todas as refeições são realizadas no restaurante oficial do evento, instalado no SESI Ferreira Pacheco e que segue todas as orientações de biossegurança.

“Além da parte administrativa, foi organizado todo um protocolo de biossegurança em trabalho conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e a gente conseguiu colocar o evento em prática”, explica o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc. “Graças a Deus todos os serviços que seriam oferecidos estão funcionando muito bem, as competições do primeiro bloco já finalizaram e a gente já conhece alguns campeões. Já fizemos algumas premiações e até o momento não temos nenhuma ocorrência nos jogos.”

Passagem para o nacional

Outro ponto destacado pelo governador Ronaldo Caiado durante a cerimônia de premiação da tarde desta sexta-feira foi a oportunidade que os Jogos Estudantis representam para os atletas goianos. Isso porque, segundo as regras da competição, os atletas vencedores em cada uma das 18 modalidades esportivas representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), previstos para acontecer a partir do final do mês de outubro no Rio de Janeiro.

“Isso aqui, minha gente, é o pódio e é aqui onde nós somos os primeiros colocados”, disse o governador, indicando o pódio instalado no palco. “Não é nenhuma discriminação com os demais, mas é lutar para que Goiás esteja exatamente no primeiro lugar na Educação, no esporte, na saúde e na segurança pública. É isso aqui que eu quero construir na minha vida”.

Caiado relembrou ainda que é de disputas esportivas estaduais e nacionais que sairão os futuros atletas olímpicos. Em tom de brincadeira, o governador afirmou que, caso os talentos goianos se destaquem nas disputas por vagas olímpicas, ele se juntará à torcida nos Jogos Olímpicos de Paris.

Para Wender Chrystian, aluno do 9º ano do Cepi Maria Ribeiro Carneiro e membro da equipe campeã do handebol masculino na Categoria Infanto, a hora é propícia para sonhar com o futuro no esporte. “Eu não sabia jogar antes dessas últimas três semanas e agora quero continuar praticando e ver no que que dá.

Se depender do professor, Eguilar Rodrigues, Wender Chrystian pode se orgulhar do trabalho realizado e continuar sonhando.

“Nos últimos seis anos essa escola de tamanho muito pequena conquistou cinco títulos seguidos. Em 2019, essa mesma escola ficou em 9º lugar do país, sendo a nona melhor escola do país. Esses meninos tiveram apenas três semanas de treinamento, que foram muito árduas e com dois treinos por dia, então é muito gratificante chegar aqui e fazer bonito como a gente fez”, conta o professor. “Agora é trabalhar! Vamos tentar melhorar ao máximo, ver o que a gente pode mudar e acertar na equipe para chegar bem no brasileiro”.

Próximas disputas
A premiação de hoje marca o fim das disputas do primeiro bloco de atletas da categoria infanto. Na próxima semana, até o dia 14 de outubro, estudantes que compõem os outros três blocos de competidores chegam à capital para disputar outras 13 modalidades esportivas.

“Ainda ocorrerão as disputas de 13 modalidades e esses alunos estarão disputando vagas para representar Goiás na etapa nacional, que vai ocorrer no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde foram disputados os jogos olímpicos de 2016. Então é um sonho para os nossos atletas”, ressalta o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação, Ítalo Aguiar.

Assim como nesse primeiro bloco, os jogos da próxima semana serão realizados no Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi e no SESI Ferreira Pacheco, em Goiânia.

Em novembro, ocorrerão as competições da categoria Juvenil, com alunos de 15 a 17 anos. A programação completa será divulgada em breve.


Confira as escolas premiadas nas modalidades de handebol masculino e feminino:

Handebol Feminino
1º lugar: Educandário Nascente do Araguaia – Mineiros/GO
2º lugar: Colégio Instituto Francisco de Assis – Itumbiara/GO
3º lugar: Colégio Estadual João Netto de Campos – Catalão/GO

Handebol Masculino
1º lugar: Cepi Maria Ribeiro Carneiro – Rio Verde/GO
2º lugar: Colégio Estadual José Alves de Assis – Mineiros/GO