Governador e secretário de Educação e Esportes de Pernambuco participam de Seminário sobre Ensino Médio Integral

Pernambuco

01.12.2020

Nesta terça-feira (1º), o Instituto Natura e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) realizaram o Seminário Ensino Médio Integral 2020. O evento reuniu gestores estaduais para discutir sobre a importância da modalidade de ensino, compreender, aprofundar e inspirar em tudo o que é e o que ainda pode vir a ser o Ensino Médio Integral no Brasil. O evento aconteceu de forma remota e contou com a participação do governador do Ceará, Camilo Santana, do secretário executivo de gestão pedagógica do estado da Paraíba, Gabriel Gomes, do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e do secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio. 

David Saad, diretor presidente do Instituto Natura, realizou a abertura do evento ressaltando a importância da educação no combate à desigualdade social. “Este ano, por conta da pandemia do coronavírus, ficou mais evidente que a educação é fundamental para a construção de uma sociedade mais humana e igualitária. Foi na educação que as desigualdades ficaram mais escancaradas, reveladas na diferença de acesso às oportunidades em tempo de vida remota, porém vimos as redes se dedicando ao máximo em inovações e mobilizações para vencer esse desafio. Cada vez mais fica evidente para nós que essa é uma política pública que, por se comprometer com os direitos de aprendizagem, com desenvolvimento integral e com o projeto de vida dos estudantes, traz muito mais qualidade para sua educação”, ponderou. 

No ensino médio integral, o aluno tem a oportunidade de ampliar sua jornada de estudo, estreitar e potencializar os vínculos com a escola, que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Durante o evento, os gestores pernambucanos tiveram a oportunidade de falar sobre uma política pública transformadora, mesmo não tendo o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, mas conseguiram efetivamente expandir o Ensino Médio integral e colher resultados importantes, especialmente para a população mais vulnerável do estado.

Na ocasião, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, falou sobre a manutenção orçamentária destinada ao Ensino Médio Integral. “O maior investimento que se pode fazer para o futuro desse país e da nossa juventude é na educação. A educação é o maior investimento que qualquer governante pode fazer, pois envolve os aspectos do desenvolvimento social e econômico e gera um futuro melhor para os jovens”, considerou.

“Investir em melhoria da produtividade, em inovação e em criatividade dos nossos jovens. É isso que vai gerar grandes sinais no futuro, ou seja, a educação é o maior investimento em prevenção. Por isso, fica cada vez mais claro a necessidade de investirmos nesse caminho para termos o país que queremos no futuro”, acrescentou. 

Ainda durante seu discurso, Câmara destacou a priorização da educação como política de Estado. “A gente conseguiu alcançar resultados muito bons em pouco mais de dez anos. A rede de ensino já conta com 62% dos estudantes em escola integral. Essa política permitiu, por exemplo, o resultado do Ideb, onde saímos das últimas colocações, em 2007, para as primeiras a partir de 2015, além de apresentarmos uma queda na taxa de abandono escolar. Investir em educação é cada vez mais prioritário. Em tempos de dificuldade, ela é o caminho. E quando as coisas melhoram é que a gente vê o caminho trilhado com a educação fazendo a diferença no desenvolvimento do estado, da nossa região e do nosso país”, finalizou.

Fred Amancio, na oportunidade, destacou o sucesso dos índices conquistados na educação de Pernambuco e compartilhou o processo de como o estado chegou até esses indicadores. “A educação integral se tornou uma estratégia de trabalho que é feita em Pernambuco. Todo esse crescimento, transformação e melhoria de resultados se deu ao longo do tempo através de um planejamento de política estruturada. E o que nós percebemos é que os resultados aqui do estado vêm acompanhando esse processo de expansão da rede”, salientou. 

“Os resultados são positivos quando estudados em comparação com as escolas em tempo integral. E nós começamos também a adotar modelos diferenciados para adequar às necessidades das redes, pois a gente compreende que você precisa entender algumas especificidades daquela comunidade, daquele município. E a gente tem muito orgulho por este conjunto de escolas estar presente em todos os municípios do estado de Pernambuco”, concluiu Amancio.