Governador e secretária entregam metas pedagógicas a coordenadores regionais

Goiás

21.05.2019

O governador Ronaldo Caiado e a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, entregaram nesta terça-feira (21) as metas pedagógicas de 2019 para os 40 coordenadores regionais de Educação de Goiás. As metas foram estabelecidas em parceria com o Instituto Unibanco, que promove no Estado o Circuito de Gestão, um método para concretizar a gestão escolar para resultados de aprendizagem.

A gerente de implementação de projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, agradeceu a oportunidade de estabelecer parceria com o Estado, ressaltando o objetivo do estabelecimento das metas. “Este é um momento bastante caro e relevante, que é quando a gente se reúne e assume um compromisso de que estamos engajados em gerar mudanças que garantam que os jovens de Goiás permaneçam na escola e aprendam. Que possam concluir a educação básica com domínio de um conjunto de conteúdos que são imprescindíveis para a vida cidadã e de um trabalhador nesse país.”

Maria Júlia destacou ainda que Goiás tem algumas particularidades na Educação, pois, apesar de ser o primeiro lugar do país no Ideb, possui questões muito sensíveis de desigualdade que precisam ser resolvidas. “Essas situações de desigualdade precisam melhorar para que possamos continuar avançando. As metas são espelhadas nos resultados do Ideb. Elas projetam o futuro, que é estabelecer o que mais queremos mudar, e faz com que todos estejam olhando na mesma direção”, destacou.

O governador agradeceu ao Instituto Unibanco pela parceria com o Estado em prol de melhorias na Educação. “Nosso objetivo é lutar contra a evasão escolar, por isso é preciso incentivar o trabalho em comunidade, motivar as lideranças da comunidade em prol da Educação. Estamos seguindo as boas técnicas, educando a sociedade hoje para que ela seja competitiva amanhã”, frisou.

Fátima Gavioli explicou que a parceria com o Instituto Unibanco forma técnicos da Secretaria de Educação e das coordenadorias. O trabalho se efetiva por meio dos tutores e dos coordenadores pedagógicos, que passam por treinamentos e repassam aos tutores que fazem o monitoramento e acompanhamento nas escolas. “Esse olhar externo do Instituto Unibanco nos ajuda demais, além da expertise em Educação buscada nas melhores escolas do mundo. É uma via de mão dupla entre o Estado e o Instituto para o desenvolvimento do setor”.

A secretária ressaltou ainda que o objetivo desta parceria é diminuir a desigualdade dos índices de Educação no Estado. “Goiás é hoje o primeiro lugar no Ideb, temos regiões escolas com ótimos indicadores, mas outras, bem próximas, com indicadores que comprometem a aprendizagem. A proposta então é dar mais igualdade, nivelar. Nossa proposta é preparar uma rede de ensino que diminua a desigualdade e que trabalhe a aprendizagem com equidade”, destacou.