Roraima
18.02.2022Mais um avanço para a Educação de Roraima e valorização para os servidores. O Governador Antonio Denarium assinou o novo PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) dos técnicos administrativos da Educação. Há cerca de oito anos, a categoria de trabalhadores tão essenciais para a rotina escolar, lutava por essa conquista.
“Há anos esquecidos pelas gestões anteriores, o Governo de Roraima agora vem reconhecer os servidores administrativos que trabalham nas escolas, porque todos merecem respeito e valorização, desde o porteiro, merendeiro, assistente de alunos, professor até o gestor escolar. Também estamos pagando progressões, concedendo reposição salarial de 11% e fazendo o pagamento de salários em dia. Tudo isso demonstra a valorização do meu governo à todos os servidores do Estado de Roraima”, destacou Denarium.
O documento foi assinado em solenidade realizada no Centro Profissionalizante Professor Antonio de Pinho Lima, no bairro Caranã e contou com a presença dos técnicos educacionais que atuam em escolas da capital, interior do Estado.
O PCRR é voltado para servidores como merendeiros, assistentes alunos e secretários de escola, profissionais que contribuem para a formação integral dos estudantes.
Antonio Moura é assistente de aluno na Escola Estadual Antonia Tavares em Rorainópolis e veio à Boa Vista para acompanhar a assinatura do PCCR. Para ele, hoje é um dia histórico.
“Estamos nos sentindo valorizados. Sempre existimos na Educação do Estado, mas não éramos vistos. Vivemos um momento histórico onde o governador Denarium nos reconhece como técnicos educacionais do Estado de Roraima. Eu falo como representante do interior e em nome de todos os técnicos, agradeço a todas as equipes que se empenharam para que esse momento chegasse”, disse.
Entre as novidades do PCCR, a previsão de cargos de nível superior
O PCCR foi elaborado por uma comissão formada por técnicos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Segad (Secretaria de Gestão, Estratégia e Administração) e Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima). A comissão atuou nos estudos e na revisão do PCRR durante o segundo semestre de 2021.
Além de dispor sobre benefícios como adicional de interiorização, adicional de qualificação, ajudas de custo, qualificações profissionais, progressões verticais e horizontais, o novo PCCR dos técnicos administrativos da Educação também prevê a criação de cargos de nível superior como nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, profissionais necessários no atendimento educacional.
“Era um plano que as gestões anteriores não tinham preocupação e sequer abriam diálogo com a categoria. O novo PCCR traz um ganho muito grande ao trazer a carreira de nutricionista, uma demanda cobrada pelo FNDE há anos, além da carreira de assistente social, em cumprimento a uma lei já existente e a carreira de psicólogo”, explicou a secretária de Educação, Leila Perussolo.
O Sinter também comemorou a assinatura do documento. Leonilde Lima Cavalcante, da Diretoria dos Técnicos Educacionais do Sinter falou sobre o sentimento da categoria.
“Passaram vários governos e ninguém quis abraçar nossa causa. Queríamos mostrar que existíamos na escola. Na pandemia atuamos na linha de frente. Hoje só temos a agradecer ao governador Denarium e a secretária Leila, pois estamos saindo daqui já nos sentindo muito valorizados, de fato e de direito”, disse Leonilde.
Agora o PCCR segue para análise e apreciação da ALE/RR (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima) e o governador Denarium disse que pedirá à Casa Legislativa celeridade na apreciação do documento.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira