Governador de Minas Gerais recebe secretários de estado de Educação de todo o país

02.10.2013

Belo Horizonte, Minas Gerais, sediou, pela primeira vez, a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação, que contou com a participação dos gestores da área



O governador Antonio Anastasia recebeu, na última quinta-feira (26), no Palácio Tiradentes, 27 secretários de Estado de Educação. O encontro foi realizado dentro da programação da III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que aconteceu em Belo Horizonte. É a primeira vez que a reunião foi realizada em Minas Gerais.

Durante o encontro, Anastasia destacou a importância da reunião entre os gestores de todo o país. “Em uma política pública como a educação, experiências bem sucedidas em Pernambuco, no Ceará, no Distrito Federal, em Goiás, têm que ser permanentemente trocadas e o Consed é um foro para isso. As alternativas e as estruturas têm que ser algo coletivo para que andemos todos bem”, afirmou.

O governador também falou sobre a necessidade do planejamento na área. “A política de educação é de longo prazo. Necessita de investimentos expressivos, vultosos, há uma necessidade, de fato, de termos uma previsão e um planejamento muito robusto, e de termos novas metodologias”, observou Anastasia.

Presidente do Conselho, a secretária do Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, agradeceu a hospitalidade de Minas Gerais e falou sobre a pauta do evento. “Estamos discutindo assuntos importantes, como a avaliação e os planos estaduais e municipais e também sobre o piso salarial. O Consed tem a função de fazer uma articulação entre os estados, trabalhando junto com o Ministério da Educação para a melhor qualidade da educação brasileira”, disse.

A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola, abordou os temas que serão discutidos durante o evento. “A nossa grande pauta foi a avaliação como instrumento de gestão. Hoje, o nosso tema é a relação entre o Plano Nacional de Educação, que está em fase final de aprovação pelo Congresso Nacional, e sua repercussão nos planos estaduais educacionais e nos municipais. O Brasil precisa construir um Sistema Nacional de Educação. Quanto mais alinharmos as metas de todos os entes federados, mais próximos estaremos de termos um Sistema Nacional de Educação”, afirmou.

Consed

O encontro ocorreu entre os dias 25 e 27 de setembro e contou com a participação dos secretários de Educação dos Estados e do Distrito Federal e de representantes do Ministério da Educação (MEC). A reunião tem como finalidade discutir os assuntos relacionados ao desenvolvimento e à qualidade da educação pública do País. O Consed foi fundado em 1986 e realiza quatro reuniões ordinárias por ano. Em 2013, já foram realizados encontros no Maranhão e na Paraíba.

Com informações da AgênciaMinas.