Governador Clécio Luís recepciona alunos na volta às aulas e anuncia ampliação da escola estadual do Miracema, em Macapá

Amapá

27.02.2024


Abraços, música, plantio de mudas de árvores e muito acolhimento. O início das aulas na rede estadual de ensino nesta segunda-feira, 26, foi um dia para ficar na memória dos alunos, das famílias e de toda a comunidade da Escola Estadual Carlos Alberto Viana, no Conjunto Miracema, em Macapá.

O governador Clécio Luís participou da recepção especial e na ocasião, anunciou a ampliação do prédio da instituição, que vai garantir mais vagas e conforto aos estudantes das fase 1 e 2 do habitacional, e aos profissionais da educação.

"Nossa orientação é que as escolas recebam todos os estudantes com alegria, entusiasmo, carinho e muito amor mesmo, integrando as famílias e toda a comunidade. Nós estamos, desde o ano passado, nesse esforço de reformar, reconstruir e ampliar esses espaços. Aqui mesmo, na Escola Carlos Alberto Viana, vamos ter uma ampliação de mais nove salas para poder atender melhor o Miracema e a comunidade do entorno", destacou o governador.

O reforço na infraestrutura escolar é uma ação contínua do Governo do Estado ao longo do ano. A ampliação é necessária para adequar o espaço aos novos moradores, uma vez que mais de mil famílias receberam unidades habitacionais no conjunto, em dezembro de 2023.

Após a recepção dos alunos, Clécio Luís visitou o espaço onde os trabalhos serão executados e conheceu o projeto arquitetônico da obra, que será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com uma metodologia inovadora de construção, que prevê a entrega em cinco meses.

Educação, Cidadania e Sustentabilidade

A abertura do ano letivo 2024 aconteceu de forma simultânea em de 310 escolas da rede estadual de ensino, enquanto outras 77 unidades retornam às atividades na próxima segunda-feira, 4. A programação foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Patrono da Educação Amapaense 2024, o professor Manoel das Graças Batista, de 74 anos, fez questão de participar do momento de acolhimento da comunidade escolar. Ele é responsável por ajudar a formar muitos professores no estado. "Acredito numa educação inclusiva, que agrega valores como a gratidão e o amor", disse o educador. 

Foram distribuídos abraços, mensagens de boas-vindas pelo programa E-paz, música ao vivo com voluntários do projeto "Música na Comunidade", além do plantio de mudas de árvores.

Ansiosa para ir para a escola, a estudante Esther Beatriz Melo Soares, de 10 anos, conta como a programação foi um momento especial para ela neste retorno às atividades.

"Eu achei muito bom e gostei demais. Eu gosto de ciências, gosto de mexer com a terra e fiquei feliz em participar. Agora sei que, todos os dias que chegar na escola, terá uma plantinha minha aqui", contou Esther.

Este ano, os profissionais da educação escolheram o tema "Educação, Cidadania e Sustentabilidade" para nortear as ações, alinhados à temática proposta pela COP30, que será sediada na Amazônia em 2025.

"Escolhemos esse tema com perspectiva de trazer ações práticas para a comunidade escolar, já falando com nossos alunos acerca das ações da COP30 e também de como o debate é importante para nós que somos amazônidas”, frisou a secretária de Educação, Sandra Casimiro.

Mais investimentos na educação

O Estado do Amapá possui 383 escolas na rede estadual, de acordo com o levantamento do Centro de Pesquisas Educacionais da Seed. Para o ano letivo de 2024, estão matriculados 109.169 mil estudantes nas seguintes etapas de ensino:

21,6 mil alunos dos anos iniciais (1º ao 5 ano);
47,2 mil alunos dos anos finais (5º ao 9 ano);
Mais de 28 mil alunos no ensino médio;
Mais de 10 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
1,6 mil estudantes do ensino profissional;
5,2 mil alunos na educação especial.
Em 2024, pela primeira vez, o Governo do Amapá tem turmas do 6º ao 9º do ensino fundamental em tempo integral. Com a medida, mais de duas mil crianças e adolescentes podem estudar nos horários da manhã e tarde em 15 escolas estaduais distribuídas em dez municípios.

A novidade tem o objetivo de alcançar a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que determina a oferta de turmas em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

Para garantir a volta às aulas, o Governo do Amapá investiu mais de R$ 1,9 milhão na manutenção das escolas, com recursos do Tesouro Estadual, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Foram repassados, ainda, R$ 3,2 milhões para alimentação escolar de unidades de tempo regular e integral, do mês de fevereiro.

Novidades em 2024

Dentro do planejamento estão previstas várias programações, entre elas, a 12ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), a maior feira de ciências da educação no estado, que deve ocorrer dentro da Expofeira, no segundo semestre do ano.

A Seed prevê ainda, a ampliação dos jogos escolares para os 16 municípios; iniciação científica em 20 escolas; mais turmas para a educação profissional no ensino médio; 2º Concurso dos Gêneros Textuais, Desfile de 13 de Setembro e Central do Enem.

Confira como foi o início do ano letivo 2024 no Amapá: