Governo do Amapá e técnicos do FNDE alinham reestruturação de escola estadual

Amapá

27.03.2024

O governador do Amapá, Clécio Luís e técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizaram uma visita técnica na manhã desta terça-feira, 26, na Escola Estadual Everaldo da Silva Vasconcelos Junior, localizada no bairro Paraíso, município de Santana. A iniciativas fez parte do cronograma de ações do programa “FNDE Chegando Junto”, lançado na segunda-feira, 25, em Macapá.

A unidade educacional está parcialmente interditada, desde 2019, quando parte do telhado desabou. Uma nova estrutura para abrigar os estudantes foi construída, provisoriamente, em 2022, onde atualmente atende cerca de 700 alunos nos turnos da manhã e tarde.

O objetivo da visita técnica foi analisar o ambiente para alinhar uma solução sobre o atual prédio. Entre as possibilidades levantadas durante o encontro estão, a reforma e ampliação da escola ou a construção de uma nova unidade, esta última defendida pelo governador Clécio Luís.

“A Everaldo Vasconcelos é uma escola grande e querida por todo o povo santanense, mas está numa condição precária. Estamos trazendo os técnicos aqui para olhar essa realidade e juntos construirmos uma solução. O que queremos, de fato, é construir uma nova escola aqui, porque o povo de Santana e a comunidade escolar merecem”, enfatizou o governador. 

O Amapá foi o primeiro estado a receber o programa “FNDE Chegando Junto”. A presidente, Fernanda Pacobahyba, considerou de grande importância estar presente no local, olhando de perto a realidade enfrentada pelos alunos. Ela destacou que é assim que as soluções nascem, e afirmou concentrar esforços para solucionar, junto ao Governo do Amapá, as demandas urgentes da educação estadual.

“Estar no local, sentir o que a comunidade sente, escutar as pessoas, escutar quais são os desejos dessa comunidade, é muito importante. Estamos aqui num espaço grande, importante para o município de Santana, tentando ver de que forma podemos transformar isso, trazer um projeto inovador, seja por meio de reforma, seja por meio de um projeto novo, porque é isso que queremos”, disse a presidente do FNDE.

A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, enfatizou que, mesmo com parte da estrutura interditada, o Governo do Amapá não deixou de atender os estudantes. Ela ressaltou que a visita do FNDE e o assessoramento técnico nos programas federais, farão toda a diferença na jornada de mudança da educação do Amapá, que vem avançando significativamente desde 2023.

“É altamente positiva a visita de todos aqui e vai, com toda certeza, impactar positivamente a educação do nosso estado, que já está avançando. Avançando em índices educacionais e com a melhoria da infraestrutura de equipamentos, nós vamos estar entre os melhores estados de educação e contamos com o Governo Federal para isso”, enfatizou a secretária.