Governador autoriza investimento de mais de 8 milhões para reformar escolas do litoral piauiense

Piaui

05.07.2021

Ao lado do governador Wellington Dias,  o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, cumpriu agenda no litoral do Estado, no último dia 03. 

A primeira parada foi na Unidade Escolar Ricardo Augusto Veloso, em Luís Correia. A escola atende nos três turnos (manhã, tarde e noite) e contempla as modalidades do Ensino Médio, EJA e AEE (Atendimento Educacional Especializado). Na oportunidade, o secretário conferiu os espaços, anunciou a retomada da reforma da escola e conversou com gestores e estudantes sobre retorno das aulas presenciais. "A escola Ricardo Augusto Veloso é uma das unidades de ensino contempladas pelo PRO PIAUI EDUCAÇÃO. Nossa equipe de engenharia revisou todo projeto previsto para a escola e, agora, a obra será retomada", detalhou Ellen Gera.

Em Parnaíba, acompanhado da Deputada Federal Rejane Dias, o secretário visitou o CER IV e a Unidade Escolar Edson da Paz Cunha. A escola ganhou uma quadra padrão FNDE. 

Seguindo a comitiva do Governador Wellington  Dias, Ellen Gera participou da inauguração do Museu do Mar e lembrou que, além de promover a cultura, o espaço também será importante para a educação do estado.

"Nossa Educação está passando por mudanças, não apenas da sua rede física, mas também no processo de ensino aprendizagem. Com o Novo Ensino Médio, a proposta é que os estudantes extrapolem cada vez mais os muros da escola. Ter um espaços como o Museu do Mar nos dá a oportunidade de proporcionar aos nossos estudantes uma educação mais conectada com o mundo e que olha para sua história. Por meio de parceria com a Secretaria de Cultura, poderemos utilizar o Museu como ferramenta para ter uma formação cada vez mais sólida aos nossos alunos", destacou.

Ainda durante a inauguração do Museu do Mar, o  Governador anunciou  a  licitação das obras de reforma das Unidades Escolares Senador Chagas Rodrigues, José Narciso e Edson da Paz Cunha.

Juntas, as duas intervenções somam um investimento de mais de  R$ 7 milhões e representam o avanço das melhorias feitas em toda a Rede de Estadual de Ensino, por meio do Programa PRO PIAUI EDUCAÇÃO.

"São obras importantes para o município de Parnaíba e fazem parte do nosso programa PRO PIAUI, que tem como uma de suas frentes a melhoria do ambiente escolar, dando condições adequadas para avançar na qualidade da educação", afirmou o governador Wellington Dias.

Com um investimento de mais de R$ 4 milhões, a U. E. Chagas Rodrigues, em Parnaíba, vai ser totalmente transformada. A sua fachada terá os novos padrões do PRO Piauí Educação, além de novas salas de aula, mediação tecnológica, laboratórios para as práticas pedagógicas, refeitório, auditório e quadra poliesportiva. 

A Unidade Escolar Edson da Paz será totalmente reformada, contemplando troca de piso, cobertura, instalação elétrica e hidrosanitária. Um investimento de  mais de 1 milhão e 700 mil. 

Já a Unidade Escolar José Narciso receberá o investimento de mais de 1 milhão e 200 mil. A escola será sede do CAP e  o projeto vai manter as características da fachada histórica do prédio. 

Em Cajueiro da Praia, novos investimentos para Educação foram anunciados pelo Governador Wellington  Dias. Dentre eles, a reforma da Unidade Escolar Manoel Ricardo e a retomada da obra de construção de uma nova escola para o município. Um investimento de mais de 1 milhão e 600 mil.

"Com o PRO EDUCAÇÃO, o Piauí terá a oportunidade para avançar nas melhorias e reestruturação das escolas. É mais um demonstrativo da atenção dada pelo Governo do Estado à Educação, seja com obras ou com programas voltados para aprendizagem dos estudantes", finalizou Ellen Gera.