Governador Antonio Denarium anuncia realização da 48ª edição dos Jogos Escolares e retomada da obra do Canarinho

Roraima

27.06.2019

Por Mágida Azulay Khatab 

Fotos: Fernando Oliveira

Na tarde desta quarta-feira (26), durante a solenidade de entrega da medalha Ordem do Mérito – Forte São Joaquim ao jogador roraimense Thiago Maia, o governador Antonio Denarium anunciou a realização dos 48° Jogos Escolares de Roraima e retomada das obras  do estádio Canarinho.

Considerado um dos maiores eventos esportivos do Estado, os Jogos Escolares movimentam os estudantes das escolas estaduais da Capital e Interior (área rural e indígena).

Para o governador Antonio Denarium, a valorização do esporte é importante para a formação dos alunos e, mesmo com a dificuldade financeira que o Estado enfrenta, os Jogos Escolares serão realizados. "Estamos trabalhando para realizar os jogos e retomar as obras do Canarinho. Em pouco tempo de governo, já caminhamos bastante", enfatizou Denarium.

De acordo com Dinaildo Barreto, diretor do IDR (Instituto do Desporto de Roraima), setor que organizará o evento, este ano, cada município ficou responsável pela realização da fase classificatória e terão até o dia 8 de julho para realizar a seletiva.

Barreto informou que o município de São João da Baliza já realizou a seletiva; São Luiz realizará nos dias 27 e 28 de junho e os municípios de Uiramutã e Pacaraima promoverão as seletivas no próximo fim de semana, nos dias 29 e 30 de junho.

“Mesmo com a dificuldade financeira que o Estado enfrenta, o governador, entendendo a importância do esporte na vida dos estudantes decidiu realizar os jogos. E esse ano, contamos com a parceria dos municípios para a realização das fases classificatórias”, explicou Dinaildo Barreto.

Já a fase classificatória da Capital ocorrerá entre os dias 26 a 28 de julho. As escolas da Capital terão até o dia 1° de julho para realizar as inscrições no IDR no horário das 8h às 17h30. A fase estadual final está agendada para o período que vai de 1 a 10 de agosto e as inscrições para esta etapa serão de 15 a 19 de julho.

Participaram da solenidade alunos da Escola Estadual Lobo D’Almada, com a equipe campeã da modalidade de futebol de campo categoria infantil nos Jogos Escolares de Roraima 2018.

E ainda estudantes dos colégios estaduais militarizados Elza Breves, Luiz Ribeiro de Lima, Maria de Lourdes Neves, Wanda David Aguiar, Irmã Teresa Parodi e Colégio Militar Estadual Derly Luiz Vieira Borges.

A COMPETIÇÃO - Haverá disputa em 13 modalidades sendo cinco coletivas (basquetebol, voleibol, futsal, futebol de campo e handebol) e oito individuais (xadrez, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, natação, karate, judô e vôlei de praia) nas categorias mirim (12 a 14 anos) e  infantil (15 a 17 anos).

A estudante Amanda Saraiva, do Ensino Médio da Escola Lobo D’Almada, destacou a importância do esporte para o jovem. “Os jogos escolares são importante porque são um incentivo para a prática esportiva entre os estudantes além de fazer bem para a saúde”, disse.

Obras do Canarinho serão retomadas pelo governo

O governador também anunciou a retomada das obras do Estádio Canarinho.

A ordem de serviço foi assinada na tarde desta quarta-feira (26) pelo governador, secretário de  Infraestrutura Edilson Damião, superintendente da Caixa Econômica Federal Paulo Gorayeb, e o jogador de futebol, o roraimense Thiago Maia como testemunha e padrinho do Estádio Canarinho.

As obras do Estádio estavam paralisadas há mais de 10 anos. Foram iniciadas para que o espaço fosse sub-sede da Copa do Mundo de 2014, o que nunca ocorreu.

O jogador Thiago Maia destacou a importância da retomada da obra para o esporte de Roraima e falou sobre a homenagem que recebeu do Governo de Roraima, a Medalha da Ordem do Mérito Forte São Joaquim.

“É muita emoção que sinto com essa homenagem. O maior feito de um ser humano é ser reconhecido pelo seu trabalho e eu fui reconhecido. Agradeço de coração também por ser padrinho do Estádio Canarinho, já joguei lá e sei o valor de jogar naquele campo”, ressaltou Thiago Maia.

--